A história do Judô e suas características

Se você se interessa pela arte marcial e deseja aprofundar sobre o assunto, esse artigo está cheio de informações que narram um pouco do contexto histórico do Kimono e seu surgimento no Judô.
O Kimono trata se da principal vestimenta de quem pratica a modalidade seja para treinos ou competições. Sua definição em japonês significa literalmente ‘’coisa de vestir’’. No mundo a fora a expressão Kimono pode se referir a uma serie de peças e que no seu conjunto formam um visual considerado típico ou mesmo tradicional japonês.
Histórico do Kimono
A base dos kimonos que conhecemos hoje tem seus primórdios por volta de (794 – 1192) DC, chamado de período Heian, onde foi desenvolvido uma nova técnica de confecção de Kimono, conhecido como técnica de corte reto de peças de tecido em linhas retas e a costura em uma peça única. Desta maneira os fabricantes não se preocupavam com a forma do corpo de quem iria vestir a peça.
Ao longo dos anos houve muitos aperfeiçoamentos na peça visando atender a demanda de cada período que foi correspondido entre os períodos entre (1192 – 1912) DC. A partir de 1912 o Japão passou a ter forte influência de outras culturas, a mais forte se tratava da americana, mais especificamente do oeste americano. Onde o governo oficial e militares foram obrigados a usar esse estilo de roupa para funções oficiais.
Já para os cidadãos comuns o uso de kimono ficou restrito a ocasiões formais com peças decoradas que identificassem a procedência da família através de escudo nas vestes. Atualmente os japoneses raramente usam Kimonos no dia a dia, ficando o uso somente em ocasiões como casamentos, cerimonias, funerais e em outros eventos como os festivais de verão.
Lembrando que o Kimono que hoje utilizamos para a pratica de artes marciais em japonês se chama ‘’Dogi’’ que significa “vestimenta utilizada no caminho escolhido”. Por isso que a maioria das artes marciais tem os seus kimonos com ‘’dogi’’ ou ‘’gi’’ no final. Exemplos: Karate-gi, Aikido-gi.
O Judogi, a contração da de ‘’judo+dogi’’, que traduzido livremente seria algo como ‘’uniforme utilizado para a prática do caminho suave’’.
A pratica da arte marcial hoje exige o uso do kimono de maneira correta, de maneira que o kimono deve ser corretamente confeccionado especificamente para a modalidade, de forma que seja testado e aprovado para facilitar a mobilidade do praticante.
Os materiais são os mais diversos usados para a confecção, podendo ser de tecido como poliéster, algodão, alguns diferentes tipos de lona, ficando o critério de escolha a cada atleta qual melhor se adapta a ele.
O uniforme de Judô é constituído de quatro peças:
- Uwagi ou wagui (casaco ou paletó);
- Shitabaki (calça);
- Obi (faixa);
- Zori (sandália japonesa ou chinelo.
Características do Kimono
Tecido do Kimono
No momento da escolha do seu kimono, o material deve ser confortável como qualquer outra vestimenta.
Os Kimonos de Judô tanto infantis tanto de adultos são constituídos de tecido que eventualmente podem sofrer um encolhimento entre 3 a 5%, por isso recomenda se a escolha que leve em conta esse processo de redução do tamanho.
Existem muitas marcas no mercado que visam atender o maior número de praticantes, por isso busque sempre uma orientação na hora da escolha, uma vez que existem kimonos tanto para iniciantes como para profissionais, que consequentemente podem variar o valor do produto, certifique se de suas condições e gosto e escolha o que for mais viável.
Tamanho
Essa é uma grande dúvida, principalmente para iniciantes, mas a maioria dos fabricantes possuem uma tabela de referência que indicam através de alturaxpeso o tamanho mais indicado para cada pessoa. Em alguns casos será necessário realizar ajustes uma vez que as medidas dos kimonos visam atender especificamente as regras da modalidade e não a estrutura física da pessoa.
Cor
Os Kimonos tradicionais de Judô são brancos. Apesar de existir de muitos modelos e cores, no caso de kimonos infantis existe a cor rosa, que só é permitida em escolas onde os professores também permitam o uso, uma forma lúdica de incentivar as crianças na pratica da modalidade, o uso em eventos oficiais como competições é vetado o uso. A IFJ através de suas regras oficializou como cores oficias o BRANCO e AZUL.
O atleta que compete obrigatoriamente deve possuir dois Kimonos um branco e um azul, uma vez que pode ser indicado previamente a cor a ser utilizada.
Características recentes
Com o passar do tempo os kimonos grossos e pesados estão cedendo lugar aos Kimonos mais leves que permitisse maior facilidade na movimentação de membros superiores e inferiores.
Manutenção do Kimono
Saber utilizar corretamente seu kimono pode prolongar a vida útil do mesmo.
O praticante deve se atentar a conservação e lavagem correta que manterá a qualidade do seu kimono:
- Não esqueça dentro da mochila;
- Pendure seu kimono depois de cada treino;
- Na hora de lavar vire do avesso;
- Nunca use alvejante.
- Deixe o secar naturalmente a sombra.
Curiosidades
Hoje o Judô é o segundo esporte que mais deu medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos, isso sem contar os Campeonatos Mundiais.
Ele também é um dos esportes mais inclusivos da atualidade, estando presente nas mais diversas regiões de nosso país e cada vez mais possui mais adeptos.
Também serve de base para inserção a outras modalidades como o Jiu Jitsu, onde em muitos casos a quem pratique as duas modalidades.
Esperamos que tenha gostado desse artigo.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
-
Faixa Azul Royal Shihan
A melhor Faixa Judo, karate, Ninjutsu agora em 3x Sem Juros no Cartão ou Muito Desconto no Boleto. Confira linha completa Shihan. Entre Confira e Compre!
-
Faixa de Judô MKS CBJ Oficial Laranja
Compre Faixa de Judô Laranja MKS Oficial CBJ Com Entrega Rápida e Pagamento Em Até 12x Sem Juros. Visite o Site e Confira os Produtos da Linha Oficial CBJ. Vem!
-
Kimono Jiu Jitsu Keiko Summer Branco Adulto Unissex
Aproveite. Compre já!. Produto a pronta entrega. Summer Melhor Kimono para Iniciantes. Frete Grátis para Sul e Sudeste. Facilidade de Pagamento. Kimonos Keiko!