A origem do Judô
O presente artigo narra a história do renomado professor Jigoro Kano, estudioso e criador do Judô. Jigoro Kano sempre buscou o desenvolvimento humano e foi nas artes marciais de sua época que ele constituiu a base do Judô que conhecemos hoje. Todo judoca deve conhecer esta história que se torna inspiradora para muitos. Aproveitem a leitura!
Judô
O Judô teve sua origem quando o professor Jigoro Kano, a partir da arte marcial japonesa JUJITSU, buscou o aprimoramento da arte marcial, somando as técnicas princípios filosóficos que definidos, se tornariam um meio eficaz para o aprimoramento físico, intelectual e de caráter em um processo de aperfeiçoamento do ser humano.
JuJitsu como base
O Jujitsu era uma das formas de artes marciais da época de Jigoro Kano, um tipo de luta corporal sem uso de armas. Algumas citações da época indicam que o JuJitsu teve princípio no Sumô havendo uma relação entre as modalidades na época. Houve então uma evolução desses dois tipos de lutas corporais, em que o Sumô estabeleceu se a base do uso da força e do peso, sendo orientado no sentindo de espetáculo e o JuJitsu na base da habilidade, da astucia e da ética, foi consagrado como combate real.
A pratica do Jujitsu levou a criação de inúmeras escolas cujas as características eram a especialização dos professores em determinadas técnicas, adotando estilos próprios e secretos, cujos princípios de ensinamento se apoiavam no conhecido axioma empregado pelos samurais. ‘’ Na suavidade está a força (Ju = suavidade; Jitsu = arte ou pratica). Dentre essas escolas duas delas foram especialmente estudas pelo professor Jigoro Kano, ‘’Kito-Ryu e Tenshinshinyo-Ryu’’.
Em 1865 houve uma grande mudança histórica no Japão, com a abertura dos portos no pais, que provocou transformações políticas-sociais, marcando a era ‘’Meiji’’, quando foi abolida o sistema feudal, com rejeição da cultura e das instituições antiquadas, neste momento passou a ser introduzida conhecimentos de países ocidentais, ocorrendo um declínio das artes marciais. O Jujitsu não foi exceção, pois as escolas ficarão privadas das subvenções dos clãs e ainda a modernização das forças armadas levou essa arte marcial a ser considerada parte do passado.
Jigoro Kano
Jigoro Kano (18/10/1860 – data de nascimento). Aos 17 anos iniciou seus estudos em filosofia na Universidade Imperial de Tóquio, com o passar do tempo conheceu o JuJitsu e observando suas técnicas, entendeu que elas poderiam ter um valor educativo na preparação dos jovens, no sentido de oferecer ao aluno oportunidade de aprimoramento do seu autodomínio para superar suas limitações.
Assim passou a ter como meta transformar aquela tradicional arte marcial num esporte que trouxesse benefícios para o homem, ao invés de ser apenas uma arma de defesa. Tornou se um exímio estudioso das técnicas já conhecidas, Jigoro Kano então as organizou de forma a constituir um sistema adequado aos métodos educacionais, como uma disciplina de educação física, evitando ações que pudessem ser lesivas ou prejudicais a quem praticasse.
Já em 1882 fundou sua própria escola e para distingui lá de maneira evidente das formas que identificavam o antigo Jujitsu, denominou o JUDÔ KODOKAN, que se destinava a formação e preparação integral do homem através das atividades físicas de luta corporal e do aperfeiçoamento moral, sustentada pelos princípios filosóficos e exaltação do caráter, que era essência do espirito marcial dos samurais, o Buda.
Jigoro Kano então transformou a arte marcial do antigo Jujitsu no ‘’CAMINHO DA SUAVIDADE’’ em que o treinamento dos métodos de ataque e defesa pode se adquirir qualidades favoráveis a vida, sobre três aspectos fundamentais condicionamento físico, espirito de luta e atitude moral autentica.
Aspectos fundamentais do Judô Kodokan segundo Jigoro Kano
1ª Condição Física;
É obtida através da pratica do esporte que exige esforço físico extenuante, de forma ordenada e metódica para proporcionar um corpo forte e saudável. Pois todas as funções corporais tornam se melhor adaptadas pela atividade que promove aumento da forca muscular geral, da resistência, da coordenação da agilidade e equilíbrio.
2ª Espirito de luta;
Significa que pela pratica das técnicas do Judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante os treinamentos, o indivíduo se torna mentalmente condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstancias difíceis, defendendo se quando ameaçado. Com o treinamento adquire autoconfiança e autocontrole para não fugir do perigo, mas adotar medidas e iniciativas em qualquer situação.
3ª Atitude Moral;
É concebida através do rigor do treinamento que induz a humildade social, a perseverança, a tolerância, a cooperação, a generosidade, o respeito, a coragem, a compostura e a cortesia. As experiências obtidas durante o treinamento por tentativa e erro e pela aplicação de regras de luta, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e a observação e firmando determinação.
Quando falhas do conhecimento social e de moralidade constituem se em problemas, um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a atitude social torna se importante e, por isso, o Judô, desempenha um papel relevante nesse contexto, como instrumento de formar e lapidar os verdadeiros morais do ser humano.
A introdução do Judô no Brasil
A imigração japonesa foi o fator mais importante para o surgimento do Judô no Brasil. O início do Judô no Brasil ocorreu por volta de 1920 sem instituições organizadas, somente em 1930 chegaram ao Brasil imigrantes que conseguiram organizar as práticas do Judô e Kendo em nosso pais.
A chegada dos primeiros professores lutadores também deixou seu legado. Dentre os pioneiros se destacam Mitsuyo Maeda e Soishiro (Shinjiro) Satake, alunos de Jigoro Kano. Desde então o Judô se propagou em nosso país, com muitos adeptos e praticantes.
Hoje o Brasil se tornou uma grande escola do Judô, o pais possui sua própria Confederação e está subordinada a IFJ (Federação Internacional de Judô), que possibilitou ao nosso pais o ingresso nas olimpíadas e através de seus atletas a conquistas de medalhas.
Esperamos ter trazido mais conhecimento aos amantes do Judô.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
Faixa Vinho Bordô Shihan
A melhor Faixa Judo Infantil agora em 3x Sem Juros no Cartão ou Muito Desconto no Boleto. Confira linha completa Shihan. Entre Confira e Compre!
-
Kimono Judo Shihan Grand Prix Azul Adulto Unissex
Aqui e Agora o melhor Kimono Judo em até 12x Sem Juros no cartão ou Mais Desconto via boleto. Pronta entrega e Frete Grátis Sul e Sudeste. Entre e Confira!