A origem do sistema de faixa nas artes marciais
O surgimento das faixas nas artes marciais tem relação direta com Jigoro Kano, criador do judô. Na época dos estudos da modalidade tudo era muito simplório, e haviam duas faixas utilizadas, uma branca que indicava que o aluno estava iniciando e outra preta que significava que o praticante já tinha um bom tempo de aprendizado.
A historia da criação dos sistema de faixas nas arte marciais
Quando falamos no sistema de faixas nas artes marciais, lembramos da várias faixas coloridas que existem, elas estão presentes na maioria das modalidades de luta, as arte marciais.
Jigoro Kano, o pai do judô, foi quem pela primeira vez utilizou-se de faixas para fazer uma classificação entre os seus aprendizes.
Por volta de 1907, quando Jigoro Kano já ensinava o judô, o uniforme utilizado era apenas uma calça e uma bata larga, e uma faixa que representava o nível do aprendiz. Veja que nesta época o kimono de judô não era como o de hoje, mas já possuía características de um uniforme para realização dos treinamentos.
A faixa também não era desenvolvida com as atuais, tinham o intuito de segurar o uniforme e simplesmente indicar se o aluno era um aprendiz ou já estava algum tempo na modalidade.
Como todos sabemos Jigoro Kano e seus discípulos com todos os esforços possíveis fizeram de tudo para que o judô se torna-se uma arte marcial mundialmente reconhecida.
Entre esses discípulos de Jigoro, Mikonosuke Kawaishi na intenção de aumentar o número de adeptos, como incentivo aos atletas para avançarem na modalidade, introduziu outras cores ao sistema de faixas criado por Kano, e a partir de então outras modalidades fizeram o mesmo.
Qual a melhor faixa de jiu jitsu?
O que são graus e como conquistar?
Quais cores de kimono são permitidas no karatê?
Quais são as arte marciais mais praticadas no Brasil?
O sistema de faixas coloridas nas artes marciais
A criação das faixas coloridas surgiu da percepção dos mestres em motivar seus alunos.
Quando falamos de artes marciais, os treinamentos para se chegar a um nível de conhecimento técnico pode ser de anos. E tão somente treinar todos os dias sem nenhum parâmetro poderá causar algum tipo de desistência por falta que objetivos claros.
Com o sistema de faixas coloridas nas artes marciais, desde o primeiro contato com a modalidade escolhida o praticante pode saber quais serão os seus objetivos para alcançar uma ‘’cor’’ de faixa.
As mais variadas modalidade de artes marciais se valem do nível de aprendizado do aluno para permitir a progressão para outra cor de faixa.
Modalidades como judô, jiu jitsu, karatê, e aikido, utilizam do sistema de faixas coloridas como método para classificar e identificar o grau de aprendizado dos seus alunos.
O termo graduação é muito utilizado no jiu jitsu, quando o aluno após um período de aulas e aprendizado, demonstra técnica e habilidade necessária para receber sua próxima faixa, em uma cerimônia de reconhecimento, onde o atleta é graduado faixa azul por exemplo.
As diversas modalidade que se utilizam do sistema de faixas coloridas, desenvolvem suas próprias metodologias de avaliação e podem variar dentro da mesma arte marcial, quem avalia o nível de aprendizado dos alunos é sempre o mestre local, da própria academia de treinamento.
Vale ressaltar que as faixas de artes marciais, apesar de possuírem cores parecidas, não são iguais. Cada modalidade desenvolveu características que atendem os requisitos da modalidade, seja para indicar um nível ou mesmo para atender uma especificidade da arte marcial.
Por exemplo, quem treina jiu jitsu não poderá utilizar uma faixa de judô, mesmo que seja de cores iguais.
Assim como o kimono de cada modalidade é especifico para atender os movimentos e técnicas da arte marcial, as faixas também foram criadas para atender um objetivo nos treinos e lutas.
Você pode identificar diferenças entre as faixas de artes marciais, uma delas é o kanji, escrita japonesa, nela você identificar a modalidade daquela faixa, por exemplo. Uma característica única da faixa de jiu jitsu é a tarja preta em uma das pontas da faixa, em outras modalidades não existem essa ponta preta.
No karatê por exemplo, em uma luta, um atleta pode utilizar uma faixa azul e outro uma vermelha, apenas para diferenciar os competidores, e não tem relação com o nível do atleta.
Meu Kimono e faixas das artes marciais
A Meu Kimono é referência pois possui faixas para as principais modalidades de arte marciais.
Seja você iniciante ou graduando a sua próxima faixa você encontra na Meu Kimono.
Venham nos conhecer.
Bons treinos.
-
Faixa Judo Branca Ponta Vinho Shihan
Faixas para Kimono para Judo e Faixas para Kimono para Karate Shihan em 6 x sem juros no cartão ou 5% desc a vista no boleto. Confira linha completa de kimonos Shihan