Artes Marciais na Terceira Idade
A frase "estou velho demais para isso", é muito comum de se ouvir entre as pessoas da Terceira idade.
Mas qual a melhor maneira de incluir uma atividade física em sua rotina e vencer mais essa barreira?
Acreditamos que o primeiro passo é quebrar paradigmas e sair do status quo, claro porque muitos pensam que arte marcial é coisa para jovem e que aquele vigor da juventude não existe mais, mas isso pode ser apenas uma barreira psicológica, pois o nosso cérebro tende a limitar o nosso corpo quanto ao gasto de energia. Pensamos que quando a idade chega devemos limitar a atividades de menos impacto ou até mesmo por questões de segurança.
Mas será que o idoso pode praticar uma atividade como o Jiu Jitsu?
Não só pode como deve praticar sim uma modalidade como o Jiu Jitsu, o envelhecimento é um fator fisiológico e inerente a cada indivíduo. Mas somos nós que determinamos como envelhecer. Estamos sempre realizando alguma atividade subindo uma escada, pegando um ônibus, arrumando a casa. Assim o idoso esta sempre em atividade, mas é preciso potencializar os exercícios físicos.
Mas qual é o mais recomendado ao idoso?
A resposta é simples. A que ele gostar e se sentir bem. É necessário estar aberto a novas concepções de atividade e ousar.
Por isso vencer o preconceito e investir em uma vida saudável é o mais correto a se fazer, buscar uma atividade como Muai Thay ou Jiu Jitsu pode ser uma alternativa para uma vida mais saudável, além de tirar da cabeça que idosos tem que praticar atividades de menos impacto.
Reforçamos essa ideia com alguns pontos que resultam da prática de uma arte marcial.
- Prática e manutenção dos alongamentos: aumento da vascularizacão, melhorando o condicionamento físico, facilitando o movimento de braços e pernas.
- Força e resistência muscular: ajudando no equilíbrio e estabilidade, auxiliando também na prevenção e diminuição de riscos de quedas.
- Melhora das atividades cardiorrespiratórias e digestivas: previne e combate doenças como: hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, problemas no coração e pulmão.
- Integração social e relação interpessoal: diminui o isolamento social, aumenta a autoestima, confiança e aceitação da própria imagem.
Não existe idade biológica que impeça o idoso de praticar uma arte marcial desde que esteja fisicamente apto a isso, tendo em vista que os movimentos serão adaptados a ele. O fator de relacionamento é um grande trunfo da atividade porque acentua a capacidade de cuidar de si, melhorando a autoestima e confiança.
Portanto incentive alguém ou você mesmo, inicie em uma academia uma arte marcial que você aprecia seja Jiu Jitsu, Judô, Karatê, não precisa esperar muito tempo para começar a praticar algo que lhe faça bem. A idade não é um impeditivo de buscar uma inspiração ou mesmo um objetivo, mantenha se sempre ativo.
-
Kimono Karate Shiroi Start Oficial CBK Adulto Unissex
Compre Agora Kimono de Karatê CBK. A Maior Variedade de Kimonos Doboks e Faixas das Melhores Marcas. Enviamos Para Todo o Brasil. Aproveite.
-
Faixa Dragão Vermelha Original
Encontre Aqui Faixa de Judô Dragão Original. Compre Sua Faixa em Até 12x Sem Juros. Entrega Rápida e Segura. Compre Online Agora Mesmo. Vem!
-
Faixa Judo Azul Ponta Amarela Shihan
A melhor Faixa Judo Infantil agora em 3x Sem Juros no Cartão ou Muito Desconto no Boleto. Confira linha completa Shihan. Entre Confira e Compre!
-
Faixa Jiu Jitsu Shihan Roxa Ponta Vermelha Extra
Faixa Roxa Ponta Vermelha Shihan em 6x sem juros no cartão ou 5% desc. a vista no boleto. Confira linha completa Shihan!!!