Características do jiu jitsu brasileiro
O jiu jitsu brasileiro foi adaptado do jiu jitsu vindo do Japão, que foram trazidos praticantes da modalidade ju-jutsu, precursora do jiu jitsu atual, os primeiros a ‘’moldar’’ a arte suave em terras brasileiras, foram os Gracies, entre outros. O BJJ hoje é referência mundial, como uma das artes marciais mais completas.
BJJ – Brazilian Jiu Jitsu
O jiu jitsu brasileiro é uma das artes marciais mais praticadas mundo a fora e reconhecida como uma das mais eficientes.
O crescimento se deve principalmente aos entusiastas que primeiro tiveram conhecimento das técnicas trazidas por imigrantes japoneses que já praticavam uma modalidade que recebe o nome de ju-jutsu, que era praticada por samurais japoneses, que serviam ao império japonês.
O aprimoramento das técnicas e sua refinação aproximou o jiu jitsu cada vez mais de atletas praticantes de outras modalidades, principalmente da luta livre em nosso país. No início do século XX, a arte marcial japonesa chega em solo brasileiro. Nesta mesma época existiam nas grandes capitais, grupos de atletas de diversas modalidades que disputavam entre si, verdadeiras lutas, quase todas sem regras, onde o objetivo maior era vencer a todo custo.
Os primeiros a tomarem conhecimento da arte suave, viram quanto era eficiente e que de alguma forma poderiam fazer com que qualquer pessoa praticasse a modalidade, e consequentemente disputar lutas e sair vitorioso.
Os Gracies foram os que mais estudaram e aprimoraram o jiu jitsu em território brasileiro, logo abrindo escolas, e centros de treinamento. O grande trunfo era que qualquer pessoa poderia treinar o jiu jitsu, e derrotar seu oponente não impostasse o seu tamanho.
Uma das principais técnicas desenvolvidas, é alavanca, onde o atleta de jiu jitsu, utiliza a força em um ponto especifico, para obter vantagem sobre seu adversário.
Como melhorar a técnica de jiu jitsu?
Como saber se um kimono é bom?
Qual a melhor faixa de jiu jitsu?
Beneficíos do jiu jitsu para adolescentes
3 características principais do jiu jitsu brasileiro
1. Adaptação contínua
O jiu jitsu evoluiu desde seu surgimento, e continua evoluindo, em técnicas, posições, golpes. O BJJ se adapta a cada nova técnica criada por seus praticantes, que se somam a habilidade e maneiras reconhecidas de se lutar.
É claro que são técnicas que fazem sentido ao jiu jitsu, e que muitas vezes marcam o estilo de luta de um determinado atleta, mas que não fogem as regras, mas que sendo repetidas, caracterizam uma maneira de lutar, que pode ser replicada por outros praticantes.
2. Foco na luta de solo
A luta de solo do jiu jitsu, hoje é a sua principal característica.
Podendo sim iniciar-se me pé uma luta de jiu jitsu, em 99% dos casos terminará no chão.
Pois é no chão que acontecem e onde estão as maiores chances de aplicação de técnicas, movimentos e golpes que podem levar a finalização da luta.
Muito por conta de imobilizações e torções que precisam de um ponto de apoio (solo), que as lutas de jiu jitsu são concluídas no chão.
3. Combatividade
Essa é uma das primeiras caraterísticas que se destacou na criação do jiu jitsu, que a combatividade poderia ocorrer com pessoas de variados tipos físico, isso porque o jiu jitsu prioriza a técnica do que a força.
Desde o princípio, o jiu jitsu comprovou que atletas de portes físicos diferentes poderiam se enfrentar, onde venceria quem tivesse maior habilidade técnica, não sendo estatura, ou peso, fator determinante para se vencer uma luta.
O jiu jitsu é conhecido hoje mundialmente, por causa do BJJ
Assim como em outras arte marciais, o jiu jitsu se popularizou no mundo, muito por conta do que se foi desenvolvido e do grande empenho de atletas brasileiros, que levaram o BJJ mundo a fora, em grandes competições, deixando o Brasil com a fama de ter o melhor jiu jitsu.
Existem outras vertentes do jiu jitsu, mundo a fora, e isso é totalmente normal, como ocorre com outras artes marciais.
O jiu jitsu brasileiro, se tornou esporte nacional, e hoje se configura como patrimônio nacional. Não devemos no esquecer que sempre tivemos grandes atletas que praticaram o MMA e que tinham com base o jiu jitsu brasileiro, onde esses mesmos se sagravam campeões utilizando técnicas do jiu jitsu nacional.
A partir daí então hoje um grande crescimento mundo a fora, e o crescimento de escolas, e academias que tinham como mestres e professores, lutadores do BJJ.
Hoje tudo que se remete ao jiu jitsu brasileiro, faz referencia ao que há de melhor.
Meu Kimono e o BJJ
A Meu Kimono, melhor do que ninguém pode falar que o jiu jitsu brasileiro é o melhor que há, e faz de nós brasileiros muito orgulhosos.
A Meu Kimono a maior e mais completa loja de artigos de jiu jitsu, possuí os melhores kimonos de jiu jitsu, faixa de jiu jitsu, e acessórios para a prática da modalidade.
Venham nos conhecer.
Desejamos bons treinos.
Oss!
-
Faixa Vermelha Shihan
Sua Faixa Karatê Shihan agora em 3x Sem Juros no Cartão ou Muito Desconto no boleto. Confira linha completa de Kimonos Shihan. Entre, Confira e Compre!
-
Kimono Jiu Jitsu Atama Infinity Collab 2.0 Azul
Revendedor Oficial Atama. Kimono de Jiu Jitsu Atama Infinity Collab ideal para personalizar com o patch da sua academia ou equipe. Parcele em até 12x. Confira.