Como aproveitar melhor cada graduação no Jiu Jitsu?
As graduações existem dentro das artes marciais como um método no qual o praticante é avaliado. O candidato a próxima graduação deve apresentar segundo o que seu mestre determinar, tudo aquilo que aprendeu, e com isso demonstrando estar apto ou não para receber sua nova faixa.
As avaliações em sua maioria são subjetivas e muitas vezes o aluno pode se sentir inseguro ou injustiçado com sua avaliação.
Mas o que fazer para garantir que tudo ocorrerá bem e ser graduado sem sustos?
O nosso artigo irá focar e dará dicas de como ao longo do período de aprendizado o atleta de Jiu Jitsu absorva melhor as técnicas, aplicações de golpes e sobretudo possa se sentir seguro na avaliações.
Saber como se preparar e o que se deve demonstrar nas graduações, garantem mais confiança no exame final.
Então vamos lá!
Entendendo o método de avaliação
As graduações ou troca de faixa é o método (ritual) mais esperado por um atleta de Jiu Jitsu. As cores das faixas indicam em qual nível o praticante de Jiu Jitsu está e também em alguns casos o tempo de prática. Claro que isto pode variar com local de treino, frequência do praticante e de intensidade de treinamento.
O sistema utilizado para as graduações ou níveis de faixa, orientasse conforme a determinação da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), que serve para indicar a faixa etária do aluno, tempo de treinamento e empenho. Mas somente isso não diz muito sobre um atleta, devemos ressaltar que atleta deve ser um ávido praticante e um conhecedor da arte marcial.
O momento da graduação serve para o aluno demonstrar tudo o que aprendeu durante aquele período de prática, indo mais além, a graduação pode ser um período em que se deve aproveitar para se fazer uma recapitulação do seu aprendizado e de se estabelecer como um profissional da arte suave.
Para assegurar um tempo mínimo de permanência em cada nível, a CBJJ recomenda que os mestres programem graduações em períodos fixos bimestrais, trimestrais e/ou quadrimestrais. Isso também leva em conta que cada estudante tem motivos diferentes para praticar e vai aos treinos com diferentes frequências.
Como se garantir nas graduações?
A maneira mais prática para ser aprovado não tem segredo, é treinando.
A efetividade dos treinos, o entendimento do métodos utilizados, juntamente com a determinação de cada atleta, deixará o mais próximo de se dar bem em sua avaliação.
O que deve ser esclarecido é o tempo de uma graduação até a outra deve ser um período onde o atleta deve agregar mais conhecimento, mais vontade de desenrolar algo que não faz com muita segurança.
Sabe o período em que você é estudante e se dedica a semana de provas para se dar bem e conseguir passar de ano...é no mesmo sentido o Jiu Jitsu, o período em que são realizadas as graduações é o momento de você demonstrar o seu melhor.
A soma do aprendizado é essencial, aquilo que você aprendeu no seu tempo de faixa branca, não deve ser colocado de lado, a sua fase na faixa azul é a somatória do que você aprendido anteriormente.
Muitos deixam de executar o básico, por acharem que aprendendo novas técnicas, já não precisa daquilo que aprendeu. Engana-se.
Aproveitar o melhor de cada graduação é essencial, e sempre perpetuar e agregar a novas técnicas é que faz um atleta completo.
Treinar somente para fazer o básico e não sair daquilo, não leva ninguém adiante. Jiu Jitsu é complemento de técnicas que aprimoradas durante os anos de tatame, torna o atleta mais completo e com um ótimo repertorio.
Outros fatores podem contribuir para o sucesso nas graduações e uma ótima dica é o de iniciar em competições.
As competições dão aos atletas a oportunidade de encarar novos desafios e rolar com outros praticantes que não são do seu convívio, dando a possibilidade de passar por experiências que dão uma visão mais crítica ao seu método de luta, o que precisa ser treinado, e quais dificuldades ele encontrou.
As graduações podem ser gatilhos para se buscar um bom rendimento, mas como também de melhorar a visão sobre a arte marcial. Deve se reconhecer os prontos fracos, e buscar melhorar o seu jogo.
A mentalidade de um atleta de Jiu Jitsu deve estar voltada para sua avaliação diária, dia a dia nos tatames e não somente no tempo de graduação.
Gostou desse conteúdo, e quer saber mais sobre cada tempo de graduação no Jiu Jitsu?
Leia esse artigo e fique informado; clique aqui
Desejamos bons treinos!
Oss!