Como devo me comportar dentro do tatame?
Muitos sabem que o Jiu Jitsu é uma modalidade que inspira muitas pessoas, mas em um primeiro momento o que poucos entendem é que o Jiu Jitsu tem muitas regras e exige muita disciplina por parte de seus alunos. Dentro das artes marciais existe um conceito que o tatame é um local sagrado e isso também vale para o Jiu Jitsu, não existe esta de ser casca-grossa todo tempo e deve ser levado muito a sério o seguimento de regras e comportamentos nos treinos, consequentemente que esse estilo esteja inserido na vida pessoal de cada atleta dentro e fora do local de treinos.
Ao trilhar o caminho da arte suave aprende se muitas técnicas de luta e também de como o aluno terá que absorver uma filosofia que inspira cuidados a sua pessoa e aos demais colegas de treinamento, os ensinamentos de comportamento visam trazer um equilíbrio a vida do praticante ressaltando a devida importância de zelar pela boa convivência e atentar para as regras exigidas. Vamos passar pontos que você deve ter em mente ao entrar no tatame.
Respeite sempre quem o ensina
O professor deve ser respeitado tanto por quem inicia como também por aqueles que já possuem alguma experiência. Se o instrutor, professor ou mestre está onde está deve ter o alcançado por seus méritos e além de um bom tempo dedicado à arte marcial, ele é a principal pessoa no que se refere a instruções e treinamentos. O devido respeito cabe a todos, observando se a máxima atenção aos seus ensinamentos. Com o passar do tempo pode ocorrer alguns questionamentos, faça isso em um momento adequado de maneira que não pareça estar sendo inconveniente, sempre ocorrerão certas duvidas e sempre haverá o momento certo para esclarecer, aguarde e faça de maneira particular.
Conversas durante o rola
A principal função dos treinamentos está em adquirir o máximo de experiência no tatame, os treinos são feitos para treinar, desenvolver as técnicas, aprender posições entre outros.
Conversar durante o treino deve ser evitado ao máximo, isso pode não somente atrapalhar seu desenvolvimento como também de seu parceiro de treino.
O momento do rola é onde se descobre as habilidades pessoais, sendo assim conversas desnecessárias tendem em atrasar você atingir determinados objetivos.
Use o tempo a seu favor, sempre haverá momentos após os treinos para pôr em dia determinados assuntos.
Treine sempre com seu Kimono limpo
Em tempos de cuidado redobrado com a saúde o zelo com seu Kimono indica não somente que cuida da sua armadura de treino, mas que se importa com também irá treinar com você.
Deve se evitar ao máximo treinar com o Kimono sujo ou rasgado, isso pode parecer aos seus companheiros um sinal de falta de respeito. A orientação para quem consegue treinar todos os dias é possuir mais de um Kimono e alternar o uso, para que de tempo para a lavagem e uso posteriormente. Hoje sabemos mais do que nunca dos riscos de se contaminar por isso, seja zeloso com sua saúde e demais. Vise sempre pelo asseio de seus artigos.
Cuidado com a saúde
Esteja sempre atento com sua saúde, cuide se sempre para estar bem. Caso sinta que não está bem, não vá aos treinos, procure um médico. O local de treino passam muitas pessoas e necessário o cuidado redobrado com alguns sintomas. Sua saúde deve ser prioridade como a dos demais companheiros de treino. Algumas dicas podem ser lembradas:
- Mantenha sempre as unhas cortadas;
- Se tiver cabelo longo, prefira deixa ló amarrado;
- Caso possua alguma pequena lesão na pele deixe a sempre coberta.
De todo caso com relação a sua saúde procure sempre estar bem para iniciar os treinos. Ficar alguns dias sem treino não irá atrasar a sua carreira no Jiu Jitsu.
Pisar descalço fora do tatame
O tatame é o local de treinamento e no Jiu Jitsu por muitas vezes é necessário encostar o rosto e demais partes do corpo, sendo assim tenha sempre um chinelo em sua bolsa e ao sair do tatame sempre o utilize, evitando assim o risco de contaminação. Pisar descalço e depois retornar pode trazer riscos à saúde pelo alto índice de contaminação.
A higiene sempre fez parte das artes marciais e sempre existe formas de minimizar os riscos.
Fazer uso de palavrões
A filosofia do Jiu Jitsu é a disciplina e respeito, então soltar alguns palavrões durante o rola é totalmente incondizente com a postura de um lutador de artes marciais, esses hábitos devem ser excluídos.
Faca sempre o uso de palavras que o motivem.
Seja humilde e não comente os treinos
Comentar os treinos pode causar algum desconforto entre os colegas, isso porque sempre terá alguém que deu melhor e alguém que não atingiu o objetivo, no Jiu Jitsu deve se ao máximo evitar se vangloriar pelo menos no ambiente de treinamento. Todos sabem o quanto é bom se sentir bem com alguma conquista, mas sempre terá o outro lado que não se deu bem e o Jiu Jitsu usa o conceito de nunca rebaixar ninguém. Por isso recomenda se não fazer comentários que possam comprometer tanto você como seu oponente.
Evite reclamar
Todo bom atleta que se preze não passa a vida reclamando, problemas todos temos e estamos sempre aprendendo. Ao invés de ficar se lamentado de tudo procure melhorar sua técnica, seu relacionamento com colegas de treino, peça orientações ao seu professor. Um bom Jiu Jiteiro busca sempre aprender e vencer os desafios impostos, invista em reflexão, analise seus pontos fracos e fortes, trabalhe sua mente para o continuo crescimento. Todos passamos por momentos ruins. E quando passamos a analisar as coisas de forma mais calma, conseguimos melhorar e evoluir, contornar os desafios será uma constante na vida de um lutador de Jiu Jitsu.
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas, parece simples mas no correr do dia a dia acabamos por esquecer de alguns detalhes. Pôr a isso a Meu Kimono se dedica trazer conteúdos que informam e esclarecem duvidas, além de possuir o melhor site de artigos de artes marciais e de ser seu parceiro.
Desejamos bons treinos!
Oss!