Como graduar mais rápido?

Certamente mais que uma dúvida esse é o anseio de muitos praticantes de artes marciais como o Jiu Jitsu.
Para alcançar a próxima graduação, o atleta precisará mais que vontade propriamente dita, a artes marciais em sua grande maioria são regidas por federações que através de suas regras sobretudo exigem um tempo mínimo em cada graduação, desta maneira a avaliação final fica a critério do professor ou sensei.
Ao contrário de que muitos pensam, o aluno deve ter acesso a medida do possível ao livro de regras da confederação na qual aquela academia ou professor segue como indicador para a graduação dos seus alunos.
Desta maneira ficará muito claro, quais são as exigências técnicas e práticas que o praticante deve apresentar na sua avaliação de graduação.
Um bom aluno entenderá que a assiduidade é grande ponto a favor de quem deseja evoluir no Jiu Jitsu, ademais isso é imprescindível.
Alcançando a graduação em menos tempo
Todo atleta de Jiu Jitsu assim como em outras modalidades, começam pela faixa branca, sendo essa a única que não existe regra pré- estabelecida pelas confederações sobre o tempo mínimo de permanência como faixa branca, ficando a critério de cada local de treino definir o tempo de progressão do atleta, vemos que muitos optam pelo tempo de 1 ano. Entretanto como existem um alto número de desistência entre os faixas brancas, por vários motivos, esse tempo pode ser de até 6 meses.
Nas demais graduações o tempo mínimo varia entre 1 ano a 1 ano e meio.
Mas sabemos que existem muito impeditivos que podem prolongar esse tempo, sendo a disponibilidade de tempo de treino um dos principais fatores.
Mas será que existe uma maneira de maximizar os resultados desse período e conseguir graduar o quanto antes?
A reposta é sim, veja como.
Graduando por mérito
A graduação por mérito pode ser polêmica para muitos, mas ela sempre existiu, e fica mais evidente quando falamos de grandes nomes do esporte que destacam em campeonatos.
A graduação por mérito ocorre antes do tempo mínimo e por isso causa tanta discordância, mas como o próprio nome diz é por mérito.
E isso não fica longe de ocorrer dentro das academias, a graduação por mérito, é dada ao atleta que se mostra empenhado no desenvolvimento e não tem por objetivo pular etapas.
Haja visto que muitos desses atletas, já alcançaram níveis técnicos e desenvolveram uma postura que fazem jus a sua nova graduação.
Mas isso não é a prática, mas as raras exceções, como dissemos, a grande maioria desses praticantes, se encaixam como atletas de alto rendimento.
Quais os pontos fortes destes atletas?
- Disponibilidade de treino;
- Empenho;
- Nível técnico;
- Foco no objetivo.
Uma outra maneira de graduar mais rápido é atingindo os objetivos dentro do tempo mínimo.
Graduando dentro do tempo mínimo
Graduando dentro do tempo mínimo você também estará atingindo o objetivo, muito antes do que a maioria.
Mas para que isso ocorra você deve possuir muitos dos pontos fortes que destacamos no parágrafo anterior, cumprir o tempo mínimo e já graduar é um grande feito, resultado de um bom aproveitamento do tempo na prática do Jiu Jitsu.
As artes marciais estão repletas de técnicas que exigem muito estudo e horas de treino para que venham a ser desempenhadas com o máximo de exatidão.
Ser um praticante que reconhece a importância de saber executar e cada vez mais aperfeiçoar os movimentos, o deixarão mais próximo de graduar no tempo mínimo.
Um dos pontos chaves para se graduar dentro do tempo mínimo é o de se evitar lesões.
As lesões são um dos principais fatores que prolongam e distanciam um atleta de sua próxima graduação.
Pode parecer que por mais cuidadoso que seja o atleta, não se consiga evitar alguma lesões.
Mas vejamos que a grande maioria das lesões podem ocorrer por falta de aquecimento, afobação na execução de um movimento, não reconhecer os próprios limites, entre outros fatores como ansiedade.
A nossa dica é que cada um possui o seu ritmo e o Jiu Jitsu não é uma corrida de quem alcança primeiro determinado nível.
O Jiu Jitsu proporciona no decorrer do seu aprendizado, o poder do autoconhecimento, desenvolvimento do equilíbrio entre a mente e o corpo.
Os resultados são a somatória desses benefícios que convergem em um bom desempenho.
No mais deve se respeitar o limite individual e acreditar que a evolução de cada um chega no tempo certo, apreciar o aprendizado e colocá-lo em prática durante a caminhada, são recompensas diárias.
No Jiu Jitsu a verdadeira evolução é diária e deve ser vista como uma vitória individual.
Saiba mais sobre o tempo de graduação no Jiu Jitsu; Clique aqui
Aprenda a como planejar seus treinos lendo este artigo; Clique aqui
Desejamos ótimos treinos.
Oss!