Como lutar em pé no jiu jitsu? Aprenda o básico
A luta no jiu jitsu é sempre muito dinâmica e rápida, e alguns atletas nem sempre conseguem dominar uma luta em pé, antes de irem para o rola no chão, estrategicamente falando é muito importante que se saiba manter o domínio da luta em pé no jiu jitsu, se você quer sair na frente. Descubra como melhorar a sua luta.
Luta em pé no jiu jitsu
A luta ou rola no jiu jitsu, pode no chão com os atletas de joelhos, ou em pé.
Entretanto muitos locais de treino e a alguns atletas dão sempre para esse começo de joelhos, e acabam não aprendendo a iniciar uma luta pé. O que pode ser ruim em situações como campeonatos, onde as lutas podem começar em pé.
Por isso é extremamente importar todos os praticantes de jiu jitsu saberem iniciar uma luta em pé.
O grande receio parecer ser não conseguir dominar atletas maiores e mais pesados, por isso iniciam já no solo, onde podem se sentir mais seguros e ou com mais garantiam de equilíbrio de luta.
Por isso dedicamos um artigo para você essa barreira e sim poder começar sua luta em pé, independente do físico do seu adversário.
Vamos lá.
Quanto tempo para ficar bom no jiu jitsu?
Guia definitivo das cores e graduações no jiu jitsu
O que eu preciso saber antes de iniciar no jiu jitsu?
O que é preciso para competir no jiu jitsu?
Como lutar em pé no jiu jitsu?
Muitos atletas querem lutar em pé, como os passadores de guarda, mas não conseguem derrubar seu oponente, ou até sabem derrubar, mas não sabem se posicionar, podendo cair, por andar errado, entre outras situações.
Vamos dar umas dicas neste sentido, e com certeza você vai conseguir lutar melhor em pé, principalmente com adversários mais pesados.
1° Dica: Pegadas
A nossa primeira dica são para as pegadas no jiu jitsu.
O atleta no pode lutar com uma mão só, muitos praticantes pegam seu oponente somente com uma mão e abaixa a outra, se o seu adversário tem mais habilidade ou agilidade, pode acabar partindo para uma triangulo, um arm lock. Um erro comum.
Sempre que realizar uma pegada em pé, utilize as duas mãos.
2° Dica: Saber Andar
Mantendo-se paralelo ao seu adversário, evite manter uma perna a frente, para não tomar nenhuma queda.
Quando for caminhar nunca junte os pés, mantenha-os distanciados para você conseguir controlar as movimentações. O segredo é dar um passo e arrastar o outro pé.
Observe que tanto você como seu oponente podem estar executando pegadas. Para tornar a luta a seu favor, tente anular as pegadas dele, com movimentos ágeis que levem a quebra de pegada de seu adversário, seja com pegadas por dentro levantando o cotovelo, conseguindo chegar mais próximo do seu adversário.
3° Dica: Acelerar o movimento
Fique atento onde seu adversário realiza as pegadas em você, elas são indicativos do próximo movimento que ele deseja executar e também anular a sua pegada.
A forma mais simples de escapar da pegada do seu adversário é andando para onde ele deseja lhe derrubar, você acelera seus movimentos e dificilmente ele conseguirá lhe derrubar.
Essas três dicas simples vão garantir que sua luta em pé seja mais eficiente e você poderá lutar com adversários maiores de igual para igual.
Luta em pé: Estratégias e segurança no jiu jitsu
O importante para o atleta que inicia a luta em pé no jiu jitsu, é impor a sua luta sobre o seu adversário.
Estrategicamente falando o atleta já deve iniciar a luta com pensamento em levar seu adversário por exemplo para uma projeção ou incitar que o mesmo tome essa iniciativa, isto é, induzir seu oponente a executar alguma técnica que lhe seja proveitoso.
A movimentação correta no tatame também pode forçar seu adversário a se expor com mais facilidade, tornando-o mais vulnerável a dar um passo errado e facilitar seu domínio.
Haverá então no mínimo duas possibilidades, a projeção a partir de um passo errado e ou desconforto do seu adversário puxando para a guarda.
Os treinos de luta em pé no jiu jitsu são fundamentais para o aprimoramento das técnicas e dão mais garantia aos atletas de jiu jitsu, para que não sejam pegos de surpresa por exemplo em campeonatos.
A segurança de estar executando corretamente uma técnica, reforça ainda mais a autoestima dos atletas e melhoram a plasticidade do jiu jitsu, por muita da vezes o básico é negligenciado por parecer simples demais.
Mas no jiu jitsu o básico pode ser mais efetivo que qualquer outra técnica de luta ou domínio, os atletas devem saber executar o básico do jiu jitsu, muito antes de técnicas ‘’aprimoradas’’.
Meu Kimono e as lutas em pé no jiu jitsu
Ao ler este conteúdo você viu que a execução de algumas técnicas é primordial para o sucesso da luta em pé no jiu jitsu.
Entre as técnicas mais citadas, estão as pegadas no jiu jitsu.
Um pegada eficiente irá garantir domínio sobre seu adversário e que a luta não será fácil.
Você sabia que os kimonos de jiu jitsu possuem golas ou lapelas reforçadas para aguentar as pegadas, e que em muitos kimonos o preenchimento serve para dificultar que seu oponente o agarre com mais facilidade.
A Meu Kimono trabalha com as melhores marcas do mercado, que patrocinam os maiores eventos de jiu jitsu no mundo a fora.
Temos os melhores kimonos de jiu jitsu para treino e competições e que auxiliam na execução da técnicas da arte suave.
Não perca tempo e venha nos conhecer.
Bons treinos.
-
Faixa Jiu Jitsu Yama Especial Bordada Branca Ponta Preta
A Melhor Faixa Jiu Jitsu agora em até 4 x Sem Juros no Cartão ou Mais Desconto no Boleto. Confira linha completa de kimonos Yama. Entre e Compre Já!
-
Faixa Jiu Jitsu Torah Master Roxa Ponta Preta
Sua Faixa Jiu Jitsu Torah agora em 3x Sem Juros no cartão ou Mais Desconto no Boleto. Confira também a Linha Completa Torah. Entre e Garanta ja a sua!