Como treinar jiu jitsu no calor?
Ondas de calor com temperaturas passando dos 40° graus estão tomando conta do país e o fenômeno meteorológico deve ser uma constante na primavera e verão de 2023.
Contudo os praticantes de jiu jitsu devem tomar precauções com os horários de treino, calor excessivo, desidratação, entre outras.
Saiba como treinar jiu jitsu no calor.
Como manter os treinos de jiu jitsu no calor?
Quem treina jiu jitsu de kimono sabe o quanto o calor pode dificultar nos treinos e no rendimento.
Mesmo com os locais de treino cobertos e com refrigeração ambiente, o calor em excesso pode prejudicar quem treina jiu jitsu e fazer com que os rendimentos no tatame caiam.
O kimono de jiu jitsu é o uniforme obrigatório, e com essa regra não existe negociação. Então os atletas devem fazer o uso do kimono para treinar.
Porque se usa kimono no jiu jitsu?
Como escolher kimono de jiu jitsu?
Mas o atleta pode tomar algumas atitudes que podem melhorar e minimizar a sensação de calor, e não prejudicar a rotina de treinos.
-
Fazer treinos adaptativos
O jiu jitsu é uma arte marcial de movimentos muito intensos e que requer em determinados momentos muita energia do corpo.
Nos dias mais quentes revise a intensidade dos movimentos e prática das técnicas, preste atenção aos sinais de seu corpo e vá realizando os exercícios de acordo com o ritmo do seu corpo.
-
Evite o calor, evite os horários com pico de temperatura
Mesmo que o jiu jitsu não seja em teoria praticado ao ar livre, evite treinar fora dos horários da manhã (6h-9h), se treinar a tarde opte das 17h em diante. Veja se é possível flexibilizar seus horários de treino em sua academia.
Esses horários as temperaturas ainda estão amenas e seu corpo não sente tanto.
Segredo revelado: melhor horário para treinar jiu jitsu
-
Comece a treinar jiu jitsu no gi
Se você ainda não treina sem kimono, a modalidade pode ser uma alternativa para aliviar a sensação de calor e também para contribuir para o acréscimo do aprendizado do jiu jitsu.
Com um uniforme mais leve, shorts e rash guard, ou somente short, o no gi também dá ao praticante de jiu jitsu a possibilidade de aprimorar técnicas que podem ser utilizadas no jiu jitsu tradicional, com kimono.
Os treinos no gi são bem mais dinâmicos e o atleta não sente tanto a temperatura alta prejudicar no aprendizado.
Porque treinar no gi?
-
Treine com kimono mais leve
Os dias com calor intenso mesmo em horários recomendados, a sensação térmica dar a sensação de mais calor.
Para quem não abre mão de treinar com kimono independente do horário uma opção é optar pelos kimonos de jiu jitsu ultra light, os chamados kimonos com trançado leve.
No mercado existe uma variedade de modelos que são mais leves e dão uma melhor sensação.
Os modelos ultra light são produzidos com essa finalidade, diminuir a sensação de calor, e de proporcionar ao atleta o mesmo rendimento nos treinos.
O que é um kimono ultra light?
Qual o kimono mais leve para jiu jitsu?
Qual a melhor gramatura de kimono de jiu jitsu?
-
Cuidado com a pele
Nestes dias de sol intenso redobre o cuidado com a sua pele e use sempre o protetor solar.
Há quem aproveite o calor e aproveite para ir para praia ou piscina, com as ondas de calor, a incidência de raios solares nocivos aumentam e a pele é primeira que sente os efeitos.
Como usamos kimonos e ele está em contato direto com a pele, pequenas lesões podem se tornar feridas facilmente e prejudicar ou impedir que você treine jiu jitsu.
O suar é uma ação fisiológica do corpo para resfriar a temperatura corporal, entretanto o suor em excesso pode danificar o tecido do kimono e diminuir sua vida útil, se for viável use uma rash guard por baixo do kimono para mininzar o contato do kimono com o suor.
-
Se hidrate durante dos treinos
Como dissemos com o aumento da temperatura corporal, costumamos a suar mais e com isso perdemos mais água.
É fundamental em dias mais quentes realizar pausas estratégicas para fazer hidratação, tomar água mesmo.
A desidratação pode prejudicar o rendimento dos treinos, além de fazer muito mal a saúde.
-
Reponha os minerais
Tanto alimentação como hidratação neste período mais quente devem receber uma atenção especial.
Isso porque perdemos facilmente vitaminas e minerais durante os treinos, que só o corpo sozinho não dá conta de repor. E somente com alimentação rica em nutrientes como frutas, sucos, bebidas isotônicas, esses componentes fisiológicos podem ser repostos.
-
Não exagere nos treinos, respeite seu corpo
O calor, as altas temperaturas são muito prejudiciais a nossa saúde.
Dores de cabeça, sede intensa, quedas de pressão são alertas do corpo, dizendo que não está bem.
Preste muita atenção a esses sinais, sentindo alguns deles durante os treinos, pare imediatamente, procure um local fresco e se recupere totalmente antes de voltar aos treinos.
Sua saúde é muito importante.
A Meu Kimono tem os melhores kimonos para você treinar em dias quentes e não faltar nos treinos.
Melhores kimonos de jiu jitsu de 2023
Bons treinos.
Oss!
-
Kimono Jiu Jitsu Vouk Domínio 2.0 Preto
Confira Kimono de Jiu Jitsu Vouk Domínio. Os Melhores Kimonos de Jiu Jitsu Você Encontra Aqui. Enviamos Para Todo o Brasil. Em Até 12x. Aproveite!