perguntas-frequentes.png

DÚVIDAS FREQUENTES

 

1) Posso comprar qualquer tipo de kimono para qualquer modalidade?

 

Resposta: Não, pois os kimonos possuem características e medidas de acordo com cada modalidade. Se você pratica Karate, compre kimono de karate. Se você pratica Jiu Jitsu compre kimono de Jiu Jitsu. Cada modalidade possui uma federação que rege a norma da luta bem como as medidas e características do kimono.

 

2) Qual o tamanho de kimono ideal pra mim?

 

Resposta: Cada fabricante adota um padrão de nomenclatura (A1, A2, M3, M4, F1, F3, N.1, N3, etc e você precisa verificar dentro do kimono escolhido o campo  “SELECIONE  TAMANHO” e comparar sua altura/peso com os parâmetros contido neste campo e definir aquele tamanho que mais se aproxima ao seu porte físico. Em caso de dúvida, nossa equipe encontra-se disponível para indicar o tamanho mais adequado.

 

3) O kimono encolhe quando se lava?

 

Resposta: Muitos fabricantes utilizam tecidos pré-lavado ou pré-encolhido, porém todos os kimonos de Judo e Jiu Jitsu de tecido trançado sofrem um encolhimento residual até a terceira lavagem.

Os kimonos de tecido de brim tingido (branco, azul, preto, vermelho) tem o encolhimento praticamente desprezível e portanto compre de acordo com a sua altura e peso, levando em conta praticamente zero % de encolhimento.

Os kimonos de brim ou algodão 100% são utilizados para kimonos de judo, jiu jtsu, aikido e karate infantil e também karate adulto bem como nos do bok's de tae kwondo adulto e/ou infantil.

Importante lembrar que a secagem do kimono deve ser em varal, na sombra. Em nenhum hipótese devem ser colocados em secadoras ou similares.

 

4) Quanto o meu kimono trançado encolhe?

 

Resposta: A porcentagem de encolhimento dos kimonos trançados depende muito do processo, pois existem kimonos que são pré-lavados ou pré encolhidos e esses tendem a encolher menos.

No próprio processo de tingimento químico, o tecido já sofre boa porcentagem de encolhimento.

Via de regra os fabricantes informam que o encolhimento residual é de aproximadamente 5%.

5) Qual o tipo de tecido adequado para o meu kimono?

 

Resposta: Depende da sua modalidade e sua estrutura física.

Por exemplo se você prática karate, em que a luta não há a pegada com seu adversário o kimono de brim fino já atende tanto adulto como crianças. O mesmo vale para Tae Kwondo.

Agora se você pratica JUDO ou JIU JITSU, em que há a pegada e o confronto com o adversário, o kimono faz parte da estratégia de luta. Quanto mais grosso for o tecido do kimono, mais dificuldade seu advesário vai ter em imobilizar ou neutralizar ou “te pegar”.

Normalmente a parte de cima, o blusão ou Wa-gi, é feito de tecido trançado e a calça em tecido brim ou tecido naval Rip Stop.

O que varia é a grossura ou gramatura do Blusão, que pode ser de trançado leve (trançadinho / light), trançado médio (Standard) e trançado pesado (heavy) e o preço varia para mais em função da maior gramatura do kimono.

Para crianças até 10 /11 anos kimono pode ser de tecido brim mais fino e geralmente este kimono serve tanto para prática de Judo como de Jiu Jitsu.

6) Qual cor de kimono posso usar?

 

Resposta: O kimono Branco é o normal para quase todas as modalidades, sendo que para o KARATE somente é permitido o kimono todo branco, sem tarja, sem patch e sem nenhum adereço.

No Judo é permitido a cor Branca e o Azul Royal.

No Jiu jitsu pode se usar o Branco, Preto, Azul Royal e dependendo da entidade em que você é ou será filiado, pode se usar outras cores para treino, como:  vermelho, azul marinho, rosa, camuflado, roxo e outras cores.

 

7) Qual a diferença entre os kimonos de competição e kimonos de treino?

 

Resposta: Não existe distinção entre kimono de treino e kimono de competição, e você não é obrigado a comprar um kimono para competir e outro para treinar.

No caso de competição de Judo é importante ter um kimono na cor Azul e outro na cor Branca, pois em campeonatos o juiz vai determinar na hora qual cor você vai utilizar.

No caso de Jiu jitsu também pelo mesmo motivo é bom ter um kimono na cor clara o outro na cor escura.

A distinção de Kimono pode existir no KARATE, para que vai em campeonato e disputar com seu oponente (KUMITE/SHIAI) e neste caso você utiliza o kimono mais leve de brim. E se neste campeonato você vai somente fazer KATA (demonstração de sequência de movimentos de ataque e defesa sem um oponente) para demonstrar aos juízes utliza-se o kimono de tecido mais grosso (Heavy canvas, lona k-12) pois este kimono faz um ruído nestes movimentos que tem a função de impressionar os juízes.

O kimono (para karate) intermediário entre brim e heavy canvas é o de tecido P.A. lona K-6.

 

8) Qual o melhor kimono?

 

Resposta: Não existe o melhor kimono, e sim o kimono adequado para você.

A escolha do kimono é quase como escolha de roupa, você tem que gostar do pano, do caimento, do preço, de todo o conjunto de fatores que no final das contas acabam se resumindo ao gosto pessoal.

Mas o principal fator é que o kimono precisa estar dentro das regras de cada modalidade, por isto, encare o kimono como um instrumento de luta e de prática de esportes e não como um objeto de moda.

Existem fabricantes que investem em tecnologia, e são referencias no Mercado por isto são parceiras da Meu Kimono, tais como KEIKO, KVRA, KORAL, SHIHAN, DRAGÃO, VULKAN, NAJA, SHIROI, RED NOSE, ROYAL COMBAT, VENUM, GRIPS, CASCAGROSSA... Isso permite que os seus produtos sejam duráveis, mais leves, mais bonitos, mais baratos etc.

Portanto analise o conjunto de fatores que são relevantes para você e experimente sem medo de errar.

A única certeza é que se você iniciou na arte marcial, dificilmente você vai parar no primeiro kimono.

 

9) Como conservar e cuidar  do meu kimono?

O suor é tão prejudicial ao tecido do kimono quanto alvejantes, cloros e similares, por isso, recomenda-se a lavagem do kimono no mínimo uma vez por semana com sabão neutro, e após lavagem, estenda-o em local arejado, deixando-o aberto para melhor ventilação. Lembre-se de não deixar seu kimono exposto ao sol, pois isso faz com que ele encolha, além de manchar o tecido.

Não utilize, em nenhuma hipótese, alvejantes cloro ou similares, na lavagem do seu kimono.

 10) Posso usar produtos químicos para lavar meu kimono?

Recomenda-se não utilizar alvejantes, cloros ou similares na lavagem do kimono, pois com estes produtos o tecido do kimono diminuirá a sua vida útil, perdendo resistência e ficando suscetível a rasgos. Lavar com os produtos certos é tão importante quanto lavar o kimono.

 

11) Uso água fria ou agua quente para lavar meu kimono?

Lave seu kimono de jiu jitsu pelo avesso, sempre com água fria, pois a água quente ajuda fixar sujeira e outras manchas.

 

12) Como secar meu kimono?

Nunca seque ao sol, estenda ou pendure em local com sombra e ventilado, o calor enrijece as fibras deixando com aspecto áspero, prejudicando o atleta ao utilizá-lo, o calor também pode aumentar o fator de encolhimento do kimono.

 

13) Posso utilizar amaciante na lavagem do meu kimono?

 Você pode usar amaciante, mas dê preferência aos de composição neutra.

 

14) Posso usar  as máquinas de secar no meu kimono?

Em nenhuma hipótese deve-se utilizar máquinas de secar. Isso fará com que seu kimono tenha grandes encolhimentos.

 

15) Posso deixar meu kimono no carro? 

Nunca deixe o seu kimono sujo ou limpo dentro do porta malas do carro, jogado num canto da casa, ou dentro da mochila de treinos. pois além do mau cheiro pode propiciar a proliferação de bactérias.

 

16) Como conservar e lavar meu kimono colorido?

Evite lavar na máquina, lave de preferência à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco, utilizando uma escova para esfregar as manchas.

Pode-se em cada lavagem jogar um punhado de sal grosso de churrasco pois este procedimento mantém por mais tempo a coloração original do kimono colorido.

 

17) Como conservar e lavar meu kimono branco?

Acrescente bicarbonato de sódio, medida de meio copo americano por kimono a ser lavado junto com o sabão em pó ou amaciante, pois isto ajuda a deixá-lo ainda mais branco sem agredir o tecido.

 

18) Como Reparar ou fixar os patches no meu kimono? 

Não utilize cola para fixar ou reparar os patchs do kimono de jiu jitsu. Necessariamente costure, pois a cola pode prejudicar e manchar o tecido do kimono.

 

19) Por que manter meu kimono sempre limpo?

É um princípio básico de higiene e um sinal de respeito ao seu professor, colegas de treino e sua equipe e principalmente a você mesmo, sem falar na saúde de todos envolvidos.

 

20) Posso emprestar meu kimono?

Não convém emprestar ou pedir emprestado um kimono, ele é de uso totalmente pessoal.