Jiu Jitsu. Defesa pessoal e esportivo. Tudo que você precisa saber!
A premissa do jiu jitsu é a defesa pessoal, sempre foi e deve permanecer assim pelos que perpetuam a arte suave. A maioria das artes marciais surgiram baseadas em defesa pessoal, com o tempo, evolução de técnicas e a popularização o jiu jitsu foi ganhando cada vez mais uma roupagem esportiva. Jiu jitsu defesa pessoal e esportivo podem caminhar juntos.
A importância da defesa pessoal para o jiu jitsu
O jiu jitsu é considerado uma arte marcial de defesa pessoal, desde a sua criação no Japão. O jiu jitsu foi criado para possibilitar que pessoas de vários aspectos físicos fossem capazes de defender de uma situação de risco, sem regras.
Atualmente existem inúmeras técnicas dentro do jiu jitsu que possibilitam o desenvolvimento físico e mental de seus praticantes. O grande questionamento é que não se deve omitir o conhecimento de defesa pessoal como era nas suas raízes.
O jiu jitsu sempre foi sinônimo de defesa pessoal, sendo por muito tempo uma arte marcial extremamente eficiente, toda e qualquer pessoa pode aprender defesa pessoal fazendo jiu jitsu unicamente.
Um dos maiores mestres do jiu jitsu, provou inúmeras vezes que o jiu jitsu podia derrotar qualquer outra arte marcial desafiante. A proposta era de provar que o físico e a força bruta não era sinônimo de invencibilidade, haja visto o próprio porte físico Hélio Gracie.
“Sempre assuma que seu oponente será maior, mais forte e mais rápido que você; assim você aprenderá a confiar na técnica, momento e alavanca ao invés de força bruta.” “Jiu Jitsu é uma eficiência pessoal para proteger os mais fracos, o que qualquer um Pode Fazer. É A Força Da Alavanca Contra A Força Bruta.” – Hélio Gracie.
O crescimento do jiu jitsu é relevante para modalidade com toda a certeza, a popularização da arte suave possibilitou a muitos a chance de praticar uma arte marcial espetacular e com inúmeros benefícios.
O que é defendido por muitos, inclusive grandes nomes do jiu jitsu de competição é que não se deve fazer da arte marcial 100% esportiva, desvinculando os princípios da modalidade.
Mestres de algumas academias entendem o momento mais adequado para que se conheça a defesa pessoal e se torne exímio atleta é quando se é faixa branca de jiu jitsu. O faixa branca de jiu jitsu deve conhecer tudo sobre defesa pessoal, a partir deste momento ele terá conhecimento de autodefesa e depois se aprimorará em conhecimento esportivo.
A defesa pessoal ensinada no jiu jitsu, nos primeiros contatos com a modalidade permite ao aluno aprender a se defender de um provável ataque fora do ambiente de treino, e será mais efetivo do que ele tivesse aprendido a fazer uma técnica como raspagem, por exemplo.
O conhecimento de técnicas será um acréscimo no aprendizado do praticante de jiu jitsu, tudo é uma questão de bom senso.
O que é mais importante aprender no jiu jitsu?
O que é preciso para praticar o jiu jitsu?
É difícil aprender jiu jitsu?
Jiu Jitsu esportivo
O jiu jitsu esportivo nada mais é do que a evolução da arte marcial, o aprimoramento de técnicas, popularização como esporte, levou o jiu jitsu a se tornar esportivo, que foi um caminho de muitas artes marciais.
A esportividade do jiu jitsu foi construído através das competições que foram ficando cada vez mais populares e levava muitos adeptos a assistirem e se interessarem pelo jiu jitsu. Surgiram grandes nomes como mestres, professores e até equipes, que levaram o jiu jitsu pelo mundo.
O jiu jitsu cresceu como esporte devido a grande massa de praticantes que foram desenvolvendo, técnicas, movimentos, conceitos que logo se indexaram na arte suave e ficaram como marcas registradas.
Logo surgiram entidades para a regulação das competições e surgimento de regras, efetivando definitivamente o jiu jitsu como esporte, e isso não há como negar.
Hoje o jiu jitsu esportivo, permite que crianças, mulheres e homens pratiquem a arte suave e busquem reconhecimento mundial através de seus desempenhos competitivos, o que evidencia a excelência da modalidade no ambiente esportivo.
Quais são as regras para competição de jiu jitsu?
Qual a diferença entre instrutor, professor e mestre?
Como melhorar no jiu jitsu?
Jiu jitsu defesa pessoal e esporte
A evolução e o crescimento do jiu jitsu como esporte, se deu principalmente porque existiu grandes mestres dedicados a ensinar a modalidade.
Os tempos são outros e as técnicas avançaram e fizeram do jiu jitsu uma das artes marciais mais práticas no mundo.
Nós, eu e você, amantes do jiu jitsu devemos compreender que a defesa pessoal foi o que valorizou o jiu jitsu e com isso tornou-se uma modalidade esportiva.
Devemos sempre honrar os princípios do jiu jitsu, refletindo nos ensinamentos de respeito e gratidão. Assim como devemos nos orgulhar do que o jiu jitsu se tornou hoje.
O jiu jitsu que sempre prima pelo equilíbrio, mais uma vez nos faz lembrar dessa busca tão importante, valorizar o presente não se esquecendo do foi e é essencial.
Melhores kimonos de jiu jitsu 2023
A loja mais completa em artigos para jiu jitsu é a Meu Kimono.
Bons treinos.
Oss!
-
Faixa Preta Shihan
A melhor Faixa Judo, karate, Ninjutsu agora em 3x Sem Juros no Cartão ou Muito Desconto no Boleto. Confira linha completa Shihan. Entre Confira e Compre!
-
Kimono Jiu Jitsu Keiko Ultra Light Branco Adulto Unissex
Kimono Jiu Jitsu Branco Keiko melhor Custo x Benefício. Envio Imediato para todos o Brasil. Parcele em até 12x Sem Juros. Clique e Aproveite.
-
Faixa Jiu Jitsu Shiroi Padrão Roxa Ponta Preta
Compre Faixa de Jiu Jitsu Shiroi Padrão. Faixas a Partir de R$38,00. Temos Diversas Cores e Modelos. Entrega Imediata. Aproveite Nossas Ofertas.