Jiu Jitsu, preciso competir para graduar?

Dicas para se graduar mais rápido no Jiu Jitsu
Primeiramente veja se o seu local de treino segue as regras da CBJJ, quanto ao tempo mínimo que cada atleta deve permanecer em cada faixa, caso tenha alguma dúvida temos um artigo que esclarece esse ponto;
QUAL O TEMPO DE GRADUAÇÃO JIU JITSU?
Seguem as dicas;
Treinar
Pode parecer banal, afinal de contas você já deve estar fazendo isso, mas o fato é que você tem que treinar, estar presente.
O que acontece muitas vezes é que o praticante quer graduar, mas não vai treinar, vai uma vez ou outra. Não adianta ir uma vez na semana e faltar duas três semanas seguintes.
As academias por sua vez podem avaliar seus alunos, pela presença, quanto mais estarem presentes, mais perto estarão de se graduar.
Então é de suma importância valorizar os dias de treino, participar das aulas, adquirir os conhecimentos para que sua evolução seja notada por seu professor.
Se houver impeditivos que possam ocorrer, sempre comunique ao seu mestre, mas nunca de deixe de se reportar a ele, ele pode também auxiliar em algum problema que caso esteja passando.
Deixar alinhado sua rotina com seu mestre, pode simplificar como deverá feito os treinos com você, faltar e não dar nenhuma satisfação pode ser considerado como uma falta de respeito.
Participar da equipe
A maioria das academias realizam suas atividades em equipe, assim como na escola podem existir atividades extracurriculares que podem fazer toda a diferença.
Se a equipe realizar uma competição interna, esteja disposto a participar, se houver um seminário, vá prestigiar. Muitas academias juntamente com sua equipe de professores também realizam trabalhos externos, como por exemplo, ações beneficentes, seja colaborativo, faça sua parte.
Muitas dessas atividades podem não obrigatórias, mas aos olhos dos professores podem ser vistos, como uma forma de avaliar o aluno, sobre tudo que ele está aprendendo no Jiu Jitsu. O Jiu Jitsu tem entre seus objetivos despertar a empatia entre seus praticantes.
Evoluir sempre!
Se você quer melhorar seu Jiu Jitsu e acredita que está difícil de evoluir, estude novas posições, assista os mais graduados rolarem, peça dicas ao seu mestre e aos seus amigos de treino.
O mais importante é que independentemente de qualquer que seja a limitação que impeça evolução, busque o conhecimento técnico e tenha realmente muita vontade de aprender e evoluir!
Mesmo se não gostar muito de um ou de outro, a variação é sempre bem-vinda. Apesar de muito semelhantes eles ensinam técnicas diferentes. Treinos de kimono envolvem muita técnica, movimento metódico e fugas precisas.
O sem kimono vai te ajudar a usar mais o peso do corpo e os movimentos explosivos, são necessárias tomadas de decisão mais rápidas. Um sempre vai colaborar com o outro.
Todos nós temos uma preferência natural para determinadas técnicas. Para melhorarmos nesse sentido o ideal é começar escrevendo uma lista dos movimentos que temos mais dificuldade.
Dedicando uma semana para trabalhar essas técnicas. Se você tem dificuldade na saída da montada, por exemplo, durante o treino deixe o seu oponente chegar nessa posição, assim pode trabalhar essa defesa. Sempre sem a preocupação em ser finalizado, pois é aí que se começa a aprender!
Não se aprende Jiu Jitsu apenas observando, apesar da teoria ser algo fundamental a repetição dos movimentos é que leva a perfeição. Então não seja aquele cara que faz a posição “meia boca” ou faz um ou duas vezes e para. Faça da melhor forma possível e durante todo o tempo que o professor destinar a execução do movimento.
Saia da zona de conforto, ela é a que mais limita sua evolução, procure melhorar seus pontos fracos, trate de trabalhar sua flexibilidade, aumente seu condicionamento físico, faça guarda, mas também passe guardas, seja finalizador, mas ganhe habilidades na movimentação, seja um atleta completo.
No começo será difícil, talvez você tem que dar um passo para traz para conseguir dar dois passos para frente, haverá momentos que você terá que ceder posições para trabalhar a sua deficiência.
Vai perder alguns treinos? Claro que vai, mas é para o seu próprio bem, o objetivo é muito maior que ser um campeão de academia. Seus amigos estão ali para evoluir junto com você e não para sobressaí-lo.
Desejamos bons treinos!