Jiu Jitsu sem Kimono – No Gi
O Jiu Jitsu sem Kimono teve como precursor Rolls Gracie nas décadas de 1950 a 1980 que introduzia as aulas de Jiu Jitsu lutas de outras modalidades como o sambô e a luta olímpica, onde os adeptos não utilizam a vestimenta tradicional do Jiu Jitsu, o Kimono. Os treinos sem Kimono também eram necessário para os antigos combates de vale tudo, muito disseminada na década de 1920 pela família Gracie.
Ainda se falando da família Gracie, George Gracie foi um dos que se destacaram no início do século passado nas lutas de vale tudo, sem uso de kimono tradicional. Nesta época a família era desafiada por lutadores de outras modalidades na época, como a lancashire wrestling, estilo que nasceu na Inglaterra e é a precursora do catch wrestling.
A tradição se manteve na família com o incentivo do treino sem kimono nas academias, já em 2007 teve sua primeira edição em Campeonatos como o Mundial de Jiu Jitsu sem Kimono e o Pan sem Kimono, onde as vestimentas obrigatórias eram a bermuda e camisa de lycra como uniforme.
O surgimento do ADCC
No ano de 1995 surge o ADCC, ( Abu Dhabi Combat Club), a Copa do Mundo de lutas agarradas, que reuniu atletas de várias modalidades como Jiu Jitsu, Judô, Sambô, Wrestiling entre outras, atraídos por prêmios milionários os atletas lutavam sempre em busca da submissão do oponente, daí surge o nome da categoria Submission para esse tipo de confronto.
A partir desse momento o esporte se dissemina e ganha vários adeptos, são praticantes de muitas outras modalidades que se simpatizam pela então modalidade No Gi, que aliado a técnicas de suas origens se tornam especialistas em luta de solo, sem nem mesmo terem praticado o Jiu Jitsu tradicional.
Quais os benefícios do No Gi?
O NO Gi termo em inglês que significa “ Sem Kimono”, no qual o atleta durante os treinos, pendura seu Kimono e passa a utilizar bermuda e uma camisa de lycra, existe locais também onde a bermuda é substituída pela calça também de lycra e ou até mesmo sem uso de camiseta.
O grande trunfo e de se treinar sem Kimono e desenvolver a habilidade de pegada, pois sem muito pano o atleta tem que desenvolver suas próprias estratégias para se dar bem na hora do rola. Para os praticantes de Jiu Jitsu a adaptação é mais rápida, uma vez que quando se está usando o Kimono o praticante usa a pegada no pano para desenvolver as técnicas do jogo, no NO GI não existe o pano o que torna a luta mais acelerada e a capacidade de criar movimentos rápidos vão ficando mais apuradas. A luta no solo fica mais dinâmica e golpes como guilhotina, mata leão e chave de pé, assim como as quedas, serão movimentos do rola que o lutador terá que dominar para obter sucesso nas lutas ou treinos.
Aumento da velocidade
Dentre os principais benefícios vale destacar:
Treinar sem Kimono faz com o atleta tenha que ter um raciocino mais rápido, o trabalho cognitivo aqui é exigido para que haja o movimento correto sem hesitação.
Aumento do condicionamento físico
A luta passa a ser mais movimentada e escorregadia, o que exige grande movimentação do atleta e de seu sistema cardiovascular, tornando o treino uma alta atividade aeróbica, que em consequência desenvolve a capacidade física do atleta, deixando o mais capaz de aguentar longos períodos de luta sem sentir cansado.
Variação de posições
O atleta passa no treino No Gi a construir a capacidade de unir uma posição a outra, com a dinâmica da velocidade ele consegue desconstruir o ataque do adversário e de maneira rápida criar situações onde são permitidas utilizar de um número maior de técnicas que com o uso do kimono não conseguiria por deixar o jogo mais amarrado.
Aumento de força
O treino ou luta sem Kimono, exige que o atleta se utilize de mais força para empurrar ou abraçar o oponente com o intuito de manter ou chegar a determinada posição. Desta maneira o atleta está trabalhando vários estímulos, o que faz que seja exigido uma força maior por parte do lutador, a força por sua vez pode ser isométrica, dinâmica, máxima ou explosiva. Na luta sem kimono a oferta de posições e alternância de situações se tornam maiores, exigindo se cada vez mais força.
Domínio das finalizações
Sem o pano e com o uso ficara mais difícil a finalização de qualquer maneira, será preciso um apuro mais técnico, para se obter sucesso nas finalizações.
O domínio sobre o atleta terá que ser maior caso deseje finalizar de maneira precisa. Sendo assim o praticante com uma aguçada capacidade técnica de finalizar aprimorada na luta sem Kimono terá mais sucesso em finalizar o oponente.
Capacidade de equilíbrio
A troca de posições, as inversões e raspagens acontecem o tempo todo, o número de apoio pode ser mínimo e tem que se equilibrar em muitos momentos na hora do rola, para que não seja raspado ou derrubado, desenvolvendo sobre o praticante uma capacidade de manter o equilíbrio com o intuito de se manter em vantagem durante a luta.
Defesa pessoal
Nunca se sabe quando surgirão situações em que sua experiência em luta será exigida e claro não se está a todo momento de kimono, o que torna o embate corpo mais seguro devido a pratica do Jiu Jitsu sem Kimono.
Hoje a maioria das academias de Jiu Jitsu, oferecem em sua grade de treinos dias específicos da semana, o que torna cada vez mais o esporte mais interessante e a partir muitos se tornam entusiastas da modalidade e até acabam migrando para o MMA.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
Faixa Jiu Jitsu Yama Bordada Laranja Ponta Preta
Faixa Laranja Ponta Preta Bordada Jiu Jitsu Especial - Yama até em 12x sem juros no cartão ou 5% desc a vista no boleto. Confira linha completa de kimonos Shiroi
-
Faixa Jiu Jitsu Yama Especial Bordada Branca Ponta Preta
A Melhor Faixa Jiu Jitsu agora em até 4 x Sem Juros no Cartão ou Mais Desconto no Boleto. Confira linha completa de kimonos Yama. Entre e Compre Já!
-
Faixa de Jiu Jitsu BeJayJay Original Preta
Compre Faixa de Jiu Jitsu BeJayJay na Meu Kimono. Conheça os Modelos de Kimonos e Faixas e Escolha o Seu Preferido. 5% OFF no Pix. Parcele em 12x Sem Juros.