Reconhecer a derrota no Jiu Jitsu

RECONHECER A DERROTA NO JIU JITSU
Reconhecer a derrota
No Jiu Jitsu não é diferente do cotidiano das pessoas, sempre existirão muitos erros até aprender finalizar de maneira correta, aplicar o movimento e golpe no momento correto e se render não é um sinal que você é um fraco ou desiste fácil da luta.
Desde que esteja havendo um treino ou competição de maneira ‘’limpa’’ não existem razões para não partir para os três tapinhas no tatame. A mente do atleta deve estar voltada para os resultados x aprendizado, forçar algo para mostrar que é mais valente pode não ser uma boa ideia, uma vez que pode se aumentar os riscos de lesões.
O ego dos atletas
Garra, determinação, esforço são características presentes na maioria dos atletas do Jiu Jitsu e artes marciais, mas também podem aflorar outros sentimentos quando o praticante entra no tatame. É claro que o desejo de vencer deve estar presente em todos e isso é bom, mas também em uma luta um perde e outro ganha. O ego do lutador pode se inflamar e achar que a luta está ganha ou que possui o melhor ARM LOCK te faz melhor que seus companheiros. No Jiu Jitsu auto estima não deve ser confundida com prepotência, tendo em vista que a filosofia da arte marcial é de sempre respeitar o oponente e nunca humilha lo, esses valores são aplicados sim no tatame, não é só golpes e muito sufoco que rola não, assim como se busca o desenvolvimento físico e habilidades, também é necessário o desenvolvimento da mente, através de práticas que estimulam o companheirismo, empatia e gratidão.
Mas até que ponto pode se resistir?
Ao longo dos treinos a capacidade dos praticantes vai aumentando e com isso ele se torna mais habilidoso em determinados lances do rola e vai aprendendo a se esquivar dos golpes do seu oponente, porém cada lutador deve ter em mente sua estratégia e claro se você já conhece seu companheiro, os movimentos podem se tornar previsíveis e você saber o momento de finalizar e vencer naquele momento.
Contudo e quando o jogo vira e é você que está em sua situação que não consegue se movimentar e a pressão sobre si mesmo coloca em jogo sua performance, resistir até o fim ou se dar por vencido?
Vários pontos devem ser analisados, mas o tempo não pode estar a seu favor e quanto mais o adversário te sufoca, mas difícil fica o raciocínio. Neste momento manter o foco pode ser imprescindível para que no mínimo você teste sua resistência, o que acontece com muitos praticantes é que o físico já da o sinal de desistir e encerrar a luta, mas a mente resiste por vários motivos que são inerentes ao ser humano, instinto de sobrevivência e superação.
Mas a possibilidade de sair lesionado e com a impressão de sido resistente não pode ser o melhor caminho, uma vez que te levar a se afastar dos treinos.
Três tapinhas
Se você entrou no Jiu Jitsu para se tornar um atleta, uma pessoa que pratica uma atividade esportiva que gosta ou desvendar os mistérios das artes marciais tem que saber que nem tudo é são flores ou melhor vitorias excepcionais.
Você pode ser obrigado a treinar com alguém muitas vezes bem maior que você, 30, 40, 50 quilos ou alguém menos graduado que você.
Mas a maneira como você encarar esse desafio pode dizer muito sobre sua pessoa, sobre aquilo que você demonstra ser e enfim o que aprendeu no Jiu Jitsu.
Então entendemos que os três tapinhas faz parte do Jiu Jitsu, tão quanto os ensinamentos sobre golpes e sua filosofia e tem muito mais haver com o entendimento que você se conhece e sabe que a derrota faz parte de todo contexto da luta, que a humildade de reconhecer que sua estratégia naquele momento não foi a que teve êxito naquele instante.
O momento em que percebemos a derrota pode ser muito difícil de ser encarado, muito mais quando nos dedicamos, assim como fazem muitos atletas hoje, que treinam incansavelmente e buscam a melhor performance nos tatames.
O instante de reconhecimento deve ser visto como o ponto de partida para se inspirar a continuar e aperfeiçoar os treinos, buscar rever pontos chave que naquele momento levarão aquele resultado.
O respeito dentro do Jiu Jitsu parte do pressuposto que cada atleta reconhece como vitorioso seu oponente. Assim como o vencedor entende que o derrotado deve ter seu esforço reconhecido e respeitado. Concretizando assim toda a essência do Jiu Jitsu.
O fundamental é entender que cheio de vitorias ou não o importante é você saber que os momentos são mutáveis e não se afastar da humildade e respeito que devemos ter em todos os momentos da nossa vida.
Achou inspirador esse artigo?
Estamos nos dedicando a temas importantes nas artes marciais e que tragam alguma reflexão.
Tem algum que tema que gostaria de ver aqui?
Nos envie um e-mail ou entre em contato no WhatsApp.
Bons treinos e até mais.
Oss!
-
Kimono Karatê Torah Reforçado Adulto Unissex
Confira nossa linha completa de kimonos de karatê. Melhor preço do mercado e envio imediato para todo o Brasil. Parcele em até 12x Sem Juros. Aproveite.
-
-
-
Kimono Keiko Juvenil Universal Branco Infantil
Kimono Universal Keiko Com Alta Qualidade. Produto a Pronta Entrega. Facilidade de Pagamento. Envio Imediato Para Todo o Brasil. Frete Grátis Para Sul e Sudeste