As melhores técnicas de judô para derrubar seu oponente
Um judoca bem treinado é capaz de dominar uma gama maior de técnicas de judô e conseguir se destacar nos tatames, como um adversário versátil e que conhece bem dos movimentos da arte marcial.
No judô existem várias técnicas para derrubar seu adversário, o atleta deve possuir conhecimento para saber aplica-las no momento mais oportuno.
Técnicas do judô
As técnicas de judô podem ser classificadas em:
- Técnicas de arremesso (nage-waza);
- Técnicas de luta (katame-waza);
- Chaves de braço (kansetsu-waza);
- Estrangulamentos (shime-waza).
As técnicas de arremesso mais comuns são arremesso de ombro (seio nage), arremesso de quadril (ogoshi), e a técnica de perna, osoto gari.
Técnica de luta como o (kesa gatame), permite que o atleta agarre e domine seu adversário.
As chaves de braço como (ude garami) e (juji gatame) são técnicas que forçam a articulação do cotovelo.
Estrangulamentos como (hadaka jime) e (okuri eri jime), podem ser utilizados para finalizar um oponente impedindo o fluxo sanguíneo ao cérebro.
Veja um pouco mais sobre essas técnicas e veja qual ou quais se encaixam melhor em seu jogo
O que significa judô?
Quais os benefícios do judô para a saúde?
Quais são as saudações do judô?
Técnicas de arremesso
Essas técnicas são essenciais na prática do judô.
Quando bem utilizadas as nage waza facilita que uma pessoa menor derrube seu adversário usando o princípio da alavancagem.
Seio Nage (arremesso de ombro)
O judoca ergue o oponente sobre os ombros e o joga direto caindo de costas.
Osoto Gari
Frequentemente utilizado como contra ataque. Uma técnica de pé na qual se tira a perna do adversário por baixo dele.
Uchi Mata
Está baseado na explosão e ação do quadril. O judoca levanta o oponente com a parte interna da coxa.
Para realizar qualquer uma dessas técnicas o judoca deve sempre analisar os pros e contras ao executá-lo e como pode ser o contra-ataque de seu oponente.
Chaves de braço no judô
As chaves de braço são técnicas de submissão muito eficientes no judô.
As mais comuns são ude garami (chave de braço reta), juji gatame (chave de braço cruzado) e ude hishigi juji gatame (barra de braço cruzado).
Ude garami tem como principal alvo a articulação do cotovelo.
O juji gatame por sua vez ataca duas articulações do cotovelo e ombro. Tem maior vantagem pois pode ser aplicada de várias posições.
Ude hishigi juji gatame (trave de braço) é realizada quando se isola o braço do seu adversário e usando as pernas para colocar pressão e estender o braço totalmente. Essa técnica requer um pouco mais de habilidade por parte de quem a executa.
Essas técnicas são muito seguras quando executadas corretamente e beneficiam muito o atleta que a aplica, dando uma boa vantagem na luta.
Estrangulamentos
Os estrangulamentos envolvem o uso do braço para colocar pressão sobre o pescoço.
Estrangulamentos mais comuns no judô
Hadaka jime, envolve me passar o braço em volta do pescoço do adversário pressionando a artéria impedindo o fluxo de sangue.
Okuri eri jime, este estrangulamento utiliza-se da lapela do kimono de judô para contrair o pescoço.
Katate jime, é forçar o estrangulamento com um mão só. Pegando a gola de seu oponente pelo ombro e torcendo no pescoço, forçando o estrangulamento.
Os estrangulamentos em sua maioria podem levar ao ippon nas disputas de judô.
Técnicas de imobilização
Também conhecidas como ozae waza, as técnicas de imobilização são parte primordiais no judô, que envolve o uso do peso corporal e posicionamento para controlar o adversário.
Mais comuns são:
Kesa gatame, técnica onde o judoca deve prender o ombro e o braço do oponente no tatame, passando o braço em volta do pescoço do adversário fazendo pressão para baixo.
Kami shiho gatame, esta imobilização envolve em controlar o adversário em uma posição perpendicular ao corpo, com a cabeça entre as pernas.
Para se ter uma técnica boa de domínio de solo, recomenda-se que consiga-se executar essas duas técnicas com habilidade.
Quais são as cores dos kimonos de judô?
Porque a técnica do judô é tão importante?
Como funciona a competição de judô?
10 dicas excelentes para ser um bom judoca?
Qual o melhor tecido para o kimono de judô?
Uma resposta conclusiva sobre a ‘’melhor técnica de judô, pode não ser conclusiva, pois depende-se de muitos fatores envolvidos na luta. Embora algumas técnicas como o ippon seoi nage e uchi mata sejam técnicas de arremesso fundamentais, quanto maior o repertorio de domínio de técnica o judoca possuir, maiores serão as chances de vencer.
Para os iniciantes o recomendado é que foquem nos treinos e que consigam assimilar muito bem como as técnicas devem ser aplicadas. O judô requer disciplina e respeito e não meramente força bruta.
Certamente com os treinos em dias e aprendendo a filosofia do judô, ao longo do tempo você descobrirá quais as técnicas que farão mais sentido para o seu jogo nos tatames. E nesse tempo valorize os ensinamentos do judô e de como ele pode lhe beneficiar para o resto da vida.
A Meu Kimono deseja que você cresça em sabedoria e domine muito bem o caminho suave, e por isso temos uma loja com os melhores kimonos de judô e a maior grade de faixas para judô.
Não faltam opções tanto para iniciantes quanto para atletas profissionais, venham nos conhecer.
Bons treinos.
-
Kimono Judo Yama Master Branco Adulto Unissex
Kimono de Judo Competidor em 12x Sem Juros ou 5% de Desconto no Boleto. Frete Grátis Sul e Sudeste. Confira Todos nossos kimonos de Judo. Aproveite!
-
Faixa Vermelha Karatê Shiroi Padrão
Melhor Faixa para Karatê agora em até 3x Sem Juros no Cartão ou 5% off de Desconto no Boleto. Confira toda nossa linha completa da Shiroi. Entre e Compre Já!
-
Kimono Jiu Jitsu Brazil Combat Competidor XTRA Lite Azul
Kimono XTRA Lite é o kimono mais leve do mercado. Ideal para atletas que buscam bater peso sem abrir mão da qualidade. Excelente Custo x Benefício. Aproveite