O que é a guilhotina no jiu jitsu?
A guilhotina é uma técnica de finalização por estrangulamento muito utilizada no jiu jitsu. O nome guilhotina vem da semelhança do movimento com a lâmina de uma guilhotina cortando a cabeça de alguém durante uma execução.
Como é a guilhotina no jiu jitsu?
A guilhotina consiste em aplicar pressão no pescoço do oponente, comprimido entre o antebraço e o bíceps do executor da técnica.
A pressão corta o fluxo sanguíneo para o cérebro, levando à inconsciência em questão de segundos se aplicada corretamente.
É considerada uma finalização de alto percentagem no jiu jitsu, por ser relativamente simples de aplicar e muito eficiente.
Requer menor força e alavancagem que estrangulamentos com as pernas ou com o kimono. Também pode ser encaixada rapidamente durante transições ou mudanças de posição.
Guia completo: como começar a praticar o jiu jitsu
Xeque-mate: como finalizar no jiu jitsu
O que é 100 kilos no jiu jitsu?
O que é o triângulo no jiu jitsu?
Origem e história da guilhotina no jiu jitsu
O movimento de estrangulamento conhecido como guilhotina tem suas raízes nas antigas artes marciais japonesas, especialmente no jujutsu.
Embora existam registros de técnicas similares sendo aplicadas há séculos no Japão, o nome "guilhotina" é relativamente recente na história do jiu jitsu.
Acredita-se que o estrangulamento frontal tenha ganhado este nome por causa do seu efeito rápido e eficiente, semelhante ao funcionamento da lâmina da guilhotina.
A técnica foi adaptada e incorporada ao jiu jitsu brasileiro na década de 1920 por mestres como os irmãos Gracie, que trouxeram influências do judô japonês.
No entanto, foi na década de 1990 que a guilhotina se popularizou de vez no MMA e no jiu jitsu esportivo.
Lutadores como Wallid Ismail e Marco Ruas fizeram uso eficiente da técnica em lutas valendo-tudo, mostrando sua eficácia. Desde então, a guilhotina se firmou como um dos estrangulamentos mais bem-sucedidos no BJJ e é amplamente treinada.
Qual o objetivo da guilhotina no jiu jitsu?
A guilhotina é uma técnica de finalização por estrangulamento que tem como objetivo restringir o fluxo sanguíneo para o cérebro do oponente, fazendo com que ele desmaie e perca a luta.
O estrangulamento é aplicado comprimindo as artérias carótidas localizadas no pescoço, cortando o suprimento de sangue oxigenado para o cérebro.
Quando aplicada corretamente, a guilhotina pode levar o oponente à inconsciência em apenas alguns segundos.
O objetivo não é necessariamente machucar ou lesionar o oponente, mas sim forçá-lo à rendição por falta de oxigênio no cérebro.
Por ser rápida e eficiente, a guilhotina é uma das finalizações mais efetivas no jiu jitsu e em outros esportes de grappling.
Como aplicar a guilhotina no jiu jitsu?
A guilhotina é uma finalização de estrangulamento que requer alguns passos importantes para ser bem executada:
- Controle a cabeça e o pescoço do oponente. Isso normalmente é feito com as mãos, agarrando ao redor do pescoço do oponente. É importante ter um bom controle e não deixar espaços.
- Encaixe seu braço por baixo do pescoço do oponente, posicionando o antebraço embaixo da nuca e aplicando pressão com o bíceps no pescoço.
- Use seu outro braço para agarrar seu próprio bíceps e aumentar a pressão no pescoço do oponente.
- Abaixe seu quadril e puxe o oponente para cima com as pernas para aumentar a pressão.
- Mantenha a posição por alguns segundos. A guilhotina é uma finalização rápida quando bem executada. Não solte até o oponente bater ou desmaiar.
- Solte imediatamente quando o oponente sinalizar a rendição ou perder os sentidos para evitar lesões.
A chave para uma guilhotina bem-sucedida é manter controle firme do pescoço e cabeça do oponente, e aplicar pressão constante com o antebraço no pescoço. Pratique a mecânica para desenvolver a técnica e finalizar de forma segura.
Quais posições são mais propícias para aplicar a guilhotina?
A guilhotina pode ser aplicada a partir de diversas posições, porém algumas delas são mais eficientes e comuns.
As principais são:
- Guarda fechada;
- Montada;
- Meia guarda;
- Contra uma queda.
A guilhotina pode ser aplicada tanto no topo como por baixo, aproveitando movimentos do oponente que exponham o pescoço.
As posições de guarda costumam ser as mais eficientes para encaixar a finalização com eficácia e controle.
Lista dos melhores kimonos de jiu jitsu 2024
Como escolher uma academia de jiu jitsu?
Qual a melhor marca de kimono de jiu jitsu?
Tudo sobre kimono de jiu jitsu
Onde comprar kimono de jiu jitsu?
Além da guilhotina tradicional, existem algumas variações interessantes:
- Guilhotina norte-sul: Ao invés de posicionar as duas mãos do mesmo lado, uma mão agarra o pescoço por trás e a outra pela frente. Isso garante um maior controle e pressão.
- Guilhotina com giro: O atacante gira o corpo para aplicar a pressão no pescoço em outro ângulo. Isso ajuda a finalizar o estrangulamento se o adversário defender a posição original.
- Guilhotina com gravata: O braço pode ser posicionado em volta do pescoço em uma gravata antes de aplicar a pressão da guilhotina. Isso limita os movimentos de defesa do oponente.
- Guilhotina alavancada: Ao invés de puxar o oponente para a guilhotina, o atacante se projeta por cima aplicando seu peso corporal na finalização.
- Guilhotina com mão invertida: Uma mão agarra a parte da frente do pescoço e a outra a parte de trás, invertendo a posição tradicional.
A guilhotina é uma submissão por estrangulamento com um papel importante em competições de jiu jitsu. Sua habilidade de finalizar rapidamente com pouca energia faz dela uma técnica valiosa para os praticantes.
A Meu Kimono é uma loja especializada em kimonos de jiu jitsu, e artigos para potencializar suas técnicas na arte suave.
Venham nos conhecer, clique em Meu Kimono e conheça a maior loja de artigos para artes marciais do Brasil.
Bons treinos!
Oss!
-
Kimono Jiu Jitsu KVRA King Preto
Compre Kimono Kvra Parcelado em Até 12x Sem Juros. Com Envio Imediato Para Todo o Brasil e Frete Grátis*. Aproveite as Nossas Ofertas e Garanta Já o Seu. Confira!