O surgimento do karatê
Karatê é uma arte marcial que teve sua origem na ilha de Okinawa no Japão. As técnicas que vieram a compor o Karatê moderno tiveram origem de várias fontes, entre elas a principal foi a mistura de lutas do povo nativo de Okinawa com o Kung Fu praticado no sul da China. Na época tinha como objetivo reunir técnicas de defesa pessoal eficientes e diretas, isso porque nesse período os moradores da ilha foram proibidos de usar armas, desenvolvendo então formas de combate desarmado.
No final do século XIX, começaram a surgir esforços para que o Karatê fosse amplamente divulgado e implementado nas escolas. A sua popularização ocorre quando o mestre Gichin Funakoshi, fundador do Shotokan, com sua ida para Tóquio em 1921. Onde ele dissemina o Karatê para a arte ganhar o mundo, segundo o exemplo de outros mestres contemporâneos. Nesta época o Karatê não era um arte sistematizada, não havendo um uniforme e sistema de progressão definido, como parte do processo de modernização o Karatê pegou emprestado o então uniforme do Judô e seu sistema de graduação, com kyu e dan passando a ser utilizado diferenciar o nível dos praticantes.
O surgimento do Karate moderno
O Karatê, além de um sistema de lutas, se consolidou como uma filosofia voltada para a formação moral, para o desenvolvimento de guerreiros para a vida. Neste contexto que a arte ganhou o ‘’Do” (caminho) em seu nome e passou a se chamar de ‘’ Karate-Do’’ que ‘’significa caminho das mãos vazias’’. O Karate-Do utiliza os princípios éticos do buda, originado na cultura dos samurais.
O Karate-Do passou por uma series de evoluções, antes os treinos consistiam apenas nas repetições dos katas. Mas ao ser massificado e ensinado nas escolas, a didática precisou de alguns incrementos para ser mais palatável e fácil de aprender. Daí surgiram o kihon (aplicação das técnicas em sequência) e o kumite (aplicação das técnicas contra um adversário) que junto com o kata formaram o tripé da metodologia moderna.
Como são os treinos de Karatê?
Os treinos são compostos por três estilos principais;
- Kihon: é a parte onde se pratica os fundamentos da arte, como socos, chutes e defesas. É como aprender o alfabeto da arte. No Kihon, as técnicas são apresentadas e desenvolvidas uma a uma.
- Kata: é a pratica dos movimentos formais do Karate é o tipo mais tradicional da arte. Kata são sequencias pré-definidas de diversas técnicas, que podem ser executadas tanto individualmente como em grupo. Além de ser uma excelente atividade física, o kata contém estratégias e movimentos de defesa pessoal.
- Kumite: trata-se da aplicação das técnicas do Karate com um parceiro. Há vários tipos de kumite, desde as sequencias de ataque e defesa pré-arranjadas até a luta em seu formato mais livre e competitivo.
Quem pode praticar o Karatê?
A arte marcial pode ser praticada tanto por homens e mulheres, crianças a partir dos 4 anos de idade. Os métodos da modalidade são adaptadas a cada pessoa e tem muitas vantagens. O Karate valoriza pessoas disciplinadas, sinceras e respeitosas. Com o treinamento essas características são mais desenvolvidas, com o foco em também em proporcionar uma mentalidade mais correta priorizando o aprendizado e crescimento na arte marcial.
Quais os benefícios do Karatê?
O Karatê é uma atividade que utiliza se de todo o corpo, sendo um excelente exercício físico. Na pratica são realizados movimentos que auxiliam e desenvolvem pessoas com problemas de mobilidade, ajuda emagrecer e definir membros superiores e inferiores. Por ser um exercício aeróbico, o Karatê ajuda o sangue circular e levar oxigênio para todo corpo, melhorando o funcionamento do organismo.
O Karatê ainda auxilia na parte psicológica. Disciplina, foco, autoconfiança e tranquilidade são algumas de suas vantagens.
Os ganhos com o Karatê são inúmeros. O atleta ira sentir que sua capacidade de lidar com as pessoas e com os problemas rotineiros irão melhorar de forma visível. Isso se dá porque o Karatê trabalha habilidades analíticas e interpessoais e equilíbrio psicológico necessário para agir de forma assertiva com as varias situações. Cada treino é mais um passo e as técnicas são dominadas pela repetição. Mas cada evolução, cada novo kata aprendido, cada desafio superado traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Ser um carateca é cultivar o espirito de guerreiro que te ajudara a vencer na vida.
Atualmente
Atualmente segundo a Federação Mundial de Karatê (WKF), são mais de 100 milhões de praticantes de Karatê.
Em 2016, o Comite Olimpico Internacional aceitou a modalidade como esporte olímpico. Contudo devido a pandemia do novo corona vírus terá sua estreia adiada, aguardamos que em 2021 sua estreia seja repleta de novas expectativas e muitos que ainda não conhecem a fundo a modalidade passem a ter o privilégio de conhecer uma das mais tradicionais artes marciais.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
Kimono de Judô MKS Seitô Azul Infantil
Compre Online Kimono Infantil MKS Seitô. Encontre Diversos Modelos de Kimono Infantil. Enviamos Para Todo o Brasil. Tudo em Até 12x. Clique Já.
-
Kimono Karatê Torah Reforçado Adulto Unissex
Confira nossa linha completa de kimonos de karatê. Melhor preço do mercado e envio imediato para todo o Brasil. Parcele em até 12x Sem Juros. Aproveite.
-
Kimono Karate Shiroi P.A. Oficial CBK Infantil
Kimono Karate PA K6 Oficial CBK Shiroi - Infantil em 12x sem juro no cartão ou 5% desconto a vista no boleto