O que é Hakama e para que serve?
Nós já falamos aqui no site sobre as diferenças de kimonos para cada arte marcial, como o Jiu-Jitsu e o Karatê, por exemplo. Mas, algumas artes marciais possuem vestimentas ainda mais especiais, como é o caso do Hakama.
Quem pratica Kendo e Aikido, por exemplo, já conhece o Hakama. Ele é uma espécie de saia/calça, que o lutador usa durante o combate. É uma vestimenta tradicional japonesa, que era usada inicialmente para proteger a perna dos cavaleiros. Os samurais usam o Hakama para facilitar a movimentação, e também para dificultar que o adversário em um combate possa visualizar o movimento de suas pernas.
Existem três variações de Hakama conhecidas oficialmente. O tradicional estilo calça/saia para proteção das pernas dos cavaleiros e usado atualmente pelos praticantes de artes marciais como Aikido e Kendo, por exemplo. Outro modelo de Hakama é mais parecido ainda com uma saia, que segue o formato de tubo, sem a forma das pernas. Além desses, existia uma terceira variação, também no formato saia, só que mais longo, com comprimento entre 3,5 a 4,5 metros, que era usado dobrado, forçando a pessoa a andar ajoelhado.
Uma das características do Hakama são suas pregas. São sete ao todo, sendo cinco na frente e duas atrás. Cada uma delas tem um significado:
Yuuki – Coragem, Valor, Bravura.
Jin – Humanidade, Misericórdia, Benevolência.
Gi – Justiça, Retidão, Integridade.
Rei – Etiqueta, Cortesia, Civilidade (algo como reverência/obediência).
Makoto – Sinceridade, Honestidade, Realidade.
Chuugi – Lealdade, Fidelidade, Devoção.
Meiyo – Honra, Credibilidade, Glória; também Reputação, Dignidade, Prestígio.
Portanto, vale destacar que o Hakama não é apenas uma vestimenta, mas sim um símbolo, que carrega uma história, representa diversas virtudes e precisa ser respeitado.