Orelha de lutador de Jiu Jitsu
Ter ou não ter?
Se você vai iniciar os treinos no Jiu Jitsu, deve estar se perguntando o que acontece com as orelhas dos praticantes para ficarem com o aspecto de “repolho”, outros mesmo chamam de orelha “couve flor”, acho que para o nome dado você não liga muito, o importante é saber se vai ficar ou não....
Isso poderá ocorrer sim com sua orelha e vai depender muito da quantidade de treinos e de pancadas que sua orelha irá levar, alguns especialistas dizem que a condição física de cada atleta pode ser um fator que determine se sua orelha irá ou não virar um “repolho’’.
Mas o que deixa a orelha com esse aspecto de deformada?
Durante os treinos e lutas pode ocorrer em vários momentos do rola o atrito da orelha com o kimono, tatame, faixa do kimono, movimentos e pancadas que podem lesionar a orelha levando a ‘’quebra’’ como muitos dizem, mas verdade a orelha é uma estrutura composta por cartilagem que não se quebra mas se desloca do lugar.
O que ocorre com o deslocamento da cartilagem gera um coagulo de sangue, uma vez não retirado esse coagulo formasse uma camada fibrosa onde ocorre o surgimento de uma nova cartilagem sobre a lesionada, formando esse aspecto rugoso sobre o pavilhão auricular.
Muitos atletas tem isso como tradição no Jiu Jitsu, dizendo que se é o casca-grossa da academia ele irá ter a orelha deformada, o que na verdade é uma mito, tendo em vista que muitos atletas renomados não possuem suas orelhas lesionadas.
E não pense que somente o Jiu Jitsu pode proporcionar esse tipo de lesão, esportes como o BOXE, LUTA LIVRE e MMA também podem causar estas lesões.
Prática não recomendada
Existem muitos entusiastas do Jiu Jitsu que pregam que lutadores de verdade devem ter orelhas de lutador de Jiu Jitsu como para intimidar e que acabam disseminando o uso de alicates ou até mesmo a faixa friccionada sob a orelha para que ocorra o dano.
Não recomendamos essa prática pois podem ocorre lesões que somente em processo cirúrgico para reverter a situação.
Mas como evitar que isso ocorra?
Hoje existe os chamados protetores de orelha, que na verdade não é algo assim tão discreto e pode causar algum desconforto e gerar de piadas entre os atletas, outrossim você na hora que estiver sentindo algum incômodo, pode bater com a mão 3 x no chão para que cesse o rola.
Casos mais extremos pode ser realizado uma cirurgia plástica corretora, que muitas das vezes não é muito viável, pode corrigir o problema, mas afastar dos treinos.
Para ser um ótimo atleta preciso ter a tradicional orelha de praticantes de jiu jitsu?
Vaidades a parte, não é necessário você tem um aspecto intimidador para mostrar que é bom no Jiu Jitsu, cada esporte deixa sua marca no atleta, seja ele no Jiu Jitsu ou em outra modalidade, para quem ama o que faz e faz com garra, fraturas, arranhões fazem parte do jogo. O importante é levar consigo mais uma experiência de superação, determinação, que estão inseridas nas atividades esportivas que não teriam a menor graça se não deixassem em nós algumas marcas sejam físicas ou não.
O que faz o atleta é sua capacidade de entender que seu desempenho, sua postura nos tatames é que vai determinar o quanto honesto, determinado e imponente ele é, respeitando as regras, respeitando os colegas, trazendo consigo a filosofia que existe nas artes marciais no seu dia a dia.