Para que serve a faixa “Verde e Amarela” numa luta de Jiu-Jitsu no Brasil?
![](https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/860336/noticia_8716732316303d0fa1c935.png)
Você já leu aqui no Meu Kimono o nosso post sobre as faixas do Jiu-Jitsu e o que precisa fazer para alcançar as graduações. Porém, com certeza você não leu nada naquele texto sobre a “Faixa Verde e Amarela”. Pois é, ela merece um post exclusivo:
A faixa verde e amarela não estava naquele texto das graduações pelo simples fato de não ser uma faixa de graduação. Ela é, na verdade, uma faixa de identificação.
Na sua própria academia você já deve ter treinado com outros lutadores que vestiam um kimono da mesma cor que o seu. No treino, esse não é um problema. Mas, quando isso acontece em um campeonato, é preciso diferenciar os lutadores para facilitar a contagem dos pontos pela arbitragem.
Por isso, quando os dois lutadores usam kimonos da mesma cor, o primeiro a ser chamado ao tatame se posiciona à direita do árbitro e recebe a faixa verde e amarela. Em casos como esse, o árbitro também usa uma fita verde e amarela na mão direita, e a usa para sinalizar que a pontuação, ou a punição que está sendo aplicada é para o lutador que veste a faixa verde e amarela.
Mesmo que não seja tão comum, a faixa verde e amarela também pode ser usada quando os lutadores estiverem usando kimonos de cores diferentes. O objetivo é o mesmo, ou seja, facilitar a identificação da pontuação ou punição.