Para que serve a guarda no jiu jitsu?
A guarda no jiu jitsu serve para o atleta de jiu jitsu que precisa se defender dos possíveis ataques de seu adversário. No jiu jistu é primordial saber fazer uma boa guarda, que por sua vez utiliza-se de braços e pernas do competidor.
O que é a guarda no jiu jitsu?
A guarda no jiu jitsu é uma das primeiras técnicas da arte marcial que um atleta aprende o que é, e como executar. De maneira simples é um modo de bloqueio de possíveis entradas (golpes) do seu oponente, impedindo-o de avançar na aplicação de alguma técnica.
A técnica de guarda está presente na maioria das artes marciais, e é fundamental no desenvolvimento e aprendizado no jiu jitsu, possuindo inúmeras variações que podem ser utilizadas nas mais diversas situações de luta.
Qual a melhor técnica de jiu jitsu?
Como saber meu jogo no jiu jitsu?
Dicas para melhorar a guarda no jiu jitsu
Guarda no jiu jitsu: como se tornar especialista nesta técnica
Vamos conhecer as guardas mais aplicadas no jiu jistu?
Top 10 guardas utilizadas no jiu jitsu
Guarda fechada
A guarda fechada é quando você envolve suas pernas contra a cintura do seu adversário, fechando-o com os pés.
A guarda fechada é uma das primeiras técnicas aprendidas no jiu jitsu, você aprender a controlar a força da suas pernas contra a cintura do seu adversário impedindo que ele domine outra técnica ou mesmo passar a sua guarda. Com seus braços livres você poderá aplicar técnicas de chave de braço e estrangulamento.
Guarda aberta
Existem vários tipos de guardas que podem ser consideradas como guarda aberta, como por exemplo De la Riva, aranha, laço.
Neste tipo de guarda entende-se que não é necessário prender o oponente entre as pernas, mas apenas o intuito de dominá-lo.
O uso da guarda aberta, requer um objetivo claro do atleta, pois em situações de ataque, esta guarda pode permitir algum avanço de domínio sobre você.
Meia guarda
A meia guarda, é uma técnica tanto utilizada pelos guardeiros e passadores no jiu jitsu. Pois ela pode ser utilizada nas fases de transição do ataque para defesa e vice-versa. O atleta deve encontrar o tempo certo para executá-la para não ser pego em contra golpe.
Desta maneira é uma técnica que permite uma gama maior de possibilidades para quem opta em executar nas lutas e rolas dentro do jiu jitsu.
Guarda Aranha
Para executar a guarda aranha o atleta deve dominar as mangas de seu adversário e mantendo os pés nas altura dos bíceps, sendo que uma das pernas deve estar estendida e a outra flexionada. Permitindo desta maneira a entrada para golpes, como omoplata e triângulo.
Guarda Laço
Trata-se de uma guarda onde primeiramente domina-se os braços do seu oponente, e um dos seus pés se posicionam por cima do braço e faz um gancho atrás da axila do adversário, enquanto o outro pé fixa-se no quadril dele. Dominando esse tipo de guarda, fica mais fácil para a finalização por omoplata.
Guarda De la Riva
A guarda De la Riva, leva o nome de seu criador, Ricardo De la Riva.
Esta guarda permite que o executor consiga dominar a uma certa distância, através do jogo de pernas bem executados, onde a intenção é desequilibrar o adversário e assim conseguir atacar de maneira mais eficiente. Nesta guarda o atleta deve possuir bastante força nas pernas, para prender bem o adversário e impossibilitá-lo de qualquer contra golpe.
Guarda X
Guarda X é aquela posição onde o praticante fica por baixo e utiliza de suas pernas para efetivar suas técnicas e que também tem o intuito de se proteger e evitar que o oponente a transponha e assim o coloque em uma situação de risco.
Neste tipo de guarda também busca-se o desequilíbrio do adversário, com a intenção de efetuar a raspagem.
Guarda borboleta
Para realizar a guarda borboleta, você precisa ficar sentado com os dois pés dentro das pernas do adversário e se virar para um dos lados.
Quanto mais você ficar de lado, mais alavanca terá para raspar o adversário.
Guarda tartaruga
Ela se inicia geralmente após uma defesa de uma futura passagem de guarda, onde o atleta que está por baixo virar de costas para seu oponente ficando na posição de quatro apoios.
Guarda 50/50
Parte do principio que os dois atletas estão realizando a guarda. Tendo os atletas chances iguais de ataque e defesa. É a guarda 50/50 quando os dois competidores cruzam suas pernas entre si, de dentro para fora. A quem goste e quem não goste, mas existem regras sobre o uso da mesma.
Meu Kimono e as guardas no jiu jitsu
As guardas no jiu jitsu são técnicas essenciais para o sucesso nos tatames, um atleta que treina com afinco guardas, poderá se sobressair em qualquer luta.
E para potencializar a eficiência das guardas, ter um kimono de jiu jitsu resistente e que garanta segurança nas execução das técnicas pode elevar seu nível de sucesso nos rolas.
A Meu Kimono trabalha com as melhores marcas, tendo os mais indicados para quem pratica a guarda todos os dias. São produtos com durabilidade superior que resistem as pegadas mais duras da arte suave.
Venham nos conhecer.
Bons treinos.
Oss!
-
Kimono Jiu Jitsu Vouk Domínio 2.0 Preto
Confira Kimono de Jiu Jitsu Vouk Domínio. Os Melhores Kimonos de Jiu Jitsu Você Encontra Aqui. Enviamos Para Todo o Brasil. Em Até 12x. Aproveite!