Previna Lesões em Seus Treinos de Jiu-Jitsu
O treino de Jiu-Jitsu, assim como outros treinos, exige muito da nossa musculatura e saúde mental. Por isso separamos algumas dicas, para te ajudar nestes quesitos, evitando lesões.
Tenha os músculos fortificados – Crie hábito de fazer musculação, fortifique seus músculos, assim terá menos chances de acontecer alguma lesão, pois seus músculos ficam fortalecidos para impactos maiores de golpes quando estiver treinando.
Alongue-se – Alongue seus músculos com calma, não tenha pressa e não pule etapas. Faça alongamento sempre antes ou depois dos treinos, muitos acham que não precisa mas acaba sendo essencial.
Tenha uma dieta em dia – Sempre frisamos muito a questão de se alimentar bem e de forma saudável, tendo um organismo mais saudável te deixa mais forte para os treinos. Alimentação saudável, rica em proteína magra para a conservação dos músculos e carboidrato para obter a energia necessária no seu dia a dia.
Cresça sua saúde mental – Temos que sempre estar de ``bem`` com nós mesmos, para manter a mente focada e não cair por qualquer coisa, todos temos um limite, cuidado para não ultrapassa-lo e acabar se prejudicando. Concentre e siga sua jornada.
Como Lidar Com as Lesões
Para inicio de conversa, e para você não se desesperar, você necessitara de saber qual lesão devera ser curada, pois quando achar o problema começar o tratamento ideal.
Além disto, existem tipos de lesões, algumas mais sérias que seriam caso de cirurgia e outras que você consegue cuidar disto em casa, com alguma massagem, repetição de certos movimentos, mesmo que seja simples o ideal é consultar um médico (especificamente um ortopedista), para analisar se não possui algo a mais.
Uma outra ideia que pode lhe ajudar a curar as lesões é indo treinar e fazer os exercícios para fortalecer as regiões não lesionadas, para que não ocorra isto com outras partes. Se lesionou alguma parte superior do seu corpo, fortaleça o inferior.
Tente não ficar parada quando se lesionar, pois isto pode agravar mais ainda sua lesão, o importante é sempre buscar novos modos para se recuperar.
Uma caminhada possa ajudar seu membro a se recuperar, pois você estará ativo. Se você não está seguro para voltar a treinar, pode optar por fazer academia, pois você selecionara qual local treinar, e não machucara a parte do seu corpo lesionada.
Se chegar a ir em um ortopedista, as medidas prováveis que ira te passar será sessões de fisioterapia e algum remédio para ajudar com a dor muscular, não tente tomar muitos remédios por conta própria, isto nunca acaba fazendo bem para a saúde.
Ao chegar no ortopedista, pergunte a ele o que você poderá fazer para não ficar parado em casa.