Quais cores de Kimono são permitidas no Karatê?

Eis uma questão de grande discussão no mundo do Karatê. Posso usar kimono de qualquer cor? A resposta é simples, mas muitos não gostam dela.
Para a prática do Karate-Do, a tradicional arte marcial, o kimono, ou Karate-Gi, como é oficialmente chamado, só pode ser branco. Nenhuma outra cor é permitida. Aliás, não é permitido sequer o uso de outro detalhe como patch, tarja, etc.
Mas, além do Karate-Do, existem outras modalidades que são variantes dessa arte marcial, como o Kobu-Do, por exemplo. Nesse caso, é bem comum ver alunos treinando com o paletó preto e a calça branca. Inclusive, algumas academias incentivam essa diferenciação, para que fique destacado quem treina o Karate-Do e quem treina o Kobu-Do.
Um dos motivos para a exigência do kimono branco para a prática do Karatê é o simbolismo que a cor branca traz. Ela representa pureza, que no karatê se aplica ao fato de não serem utilizadas quaisquer tipos de armas, apenas a técnica pura e a força do homem.
Portanto, se você pretende praticar apenas o Karatê tradicional, e principalmente, deseja participar de competições, compre um kimono branco, e certifique-se de que ele seja um kimono de karatê. Nós já explicamos aqui a diferença entre os kimonos, e você pode ler mais sobre isso clicando aqui