Quais os benefícios do Judô para a saúde?
Assim como todas as atividades físicas que sempre resultam em uma melhor qualidade de vida, o Judô está entre as mais preferidas entre adultos e crianças, vale ressaltar que a modalidade esportiva foi criada no Japão a pouco mais de cem anos por Jigoro Kano. O esporte traz consigo muito mais que uma atividade física, mas um estilo de vida que vai a cada geração ganhando mais adeptos que entre si difundem os benefícios de se praticar a modalidade esportiva, seja em qualquer idade.
Diferentemente de outras artes marciais no Judô não é permitido dar socos e chutes. No Judô se aprende a derrubar o adversário segurando o pelo quimono.
Na fase de aprendizado o aluno aprende primeiro a cair, para depois aprender a derrubar o oponente, se valendo da força do outro em benefício próprio, utiliza se muito o princípio de que é necessário fazer o mínimo esforço para se ter a maior eficiência.
O Judô também se configura entre os esportes mais seguros para se praticar, ele consegue trabalhar tanto o físico como a mente de forma que o praticante cada vez mais sinta se envolvido com a arte marcial e almeje sempre estar nos treinos. Então vamos conhecer mais a fundo o que o Judô pode proporcionar.
Benefícios Físicos
O condicionamento físico de quem prática o Judô é bastante trabalhado, sendo que ao se aprender a realizar os golpes um grande número de músculos estão envolvidos na aplicação dos mesmos, o que ajuda na manutenção e perda de peso já na faze inicial dos treinos. O trabalho físico condiciona partes do corpo, como braços, pernas e abdômen, que resultam em ganho de massa magra e melhorando o equilíbrio, elasticidade e flexibilidade de quem o pratica.
O sistema cardio vascular também melhora com a pratica do Judô, melhorando a circulação sanguínea, deixando o coração mais saudável e ajudando a combater doenças cárdicas e hipertensão. O Judô como dito no início deste artigo trabalha muito em cima de quedas e para pessoas com mais idade o risco de queda aumenta devido a fragilidade do corpo, por isso o Judô é tão recomendado para pessoas de mais idade, lembrando que não se tem limite de idade para se iniciar na pratica do Judô, além da atividades físicas a interação social é muito grande e traz benefício a todos que o praticam. Para alcançar todos os benefícios, é recomendável a prática pelo menos três vezes por semana, em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.
Benefícios Mentais
A gestão de comportamentos e emoções, a superação da timidez, a melhoria da autoestima e a promoção do autocontrole e da capacidade de resiliência são aspectos a que um praticante de judô não consegue fugir e que trazem grandes benefícios, sobretudo a pessoas com déficit de atenção ou hiperatividade, sendo a modalidade muito recomendada para tratar estes problemas.
Quase como um jogo de tabuleiro praticado no tatame, o judô não dispensa também a estratégia e o raciocínio, que, juntamente com a rápida tomada de decisão, torna o atleta mais perspicaz e focado. Em idades mais precoces, até aos 8 anos, a criança ainda não está fisicamente preparada para entrar no combate, sendo o seu carácter e personalidade o mais trabalhado nos treinos. Nesta altura, o judô é ensinado como um jogo, sem o aprendizado da técnica, para que mais tarde o jovem se sinta psicologicamente preparado para a receber.
Os temas sociais e mais atuais, como as questões ecológicas, ambientais e cívicas, estão igualmente presentes nos treinos, com passagem de conhecimento dos mestres para os alunos, desde a sua tenra idade, e é certamente por todas estas questões que o judô foi considerado pelo Comité Olímpico Internacional como a modalidade mais completa para crianças e jovens.
Além disso, destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Prova disso é que, no Japão, o judô é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, aeronáutica e exército), por colaborar no desenvolvimento destes valores.
Benefícios na prática do judô
- Desenvolve o corpo;
- Desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade;
- Desenvolve a disciplina;
- Desenvolve a capacidade de analisar a realidade que o cerca;
- Desenvolve os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito;
- Fortalece a parte espiritual.
Onde praticar judô?
O judô deve ser praticado num local especialmente projetado, conhecido como dojô. Neste local deve haver um piso especial chamado tatame, que tem a propriedade de absorverem impactos e, assim, diminuir potenciais lesões que poderiam ocorrer durante a prática. Tal como um mosteiro, o dojô é um lugar sagrado onde as pessoas vão aperfeiçoar o corpo e a mente.
Na maioria das cidades sempre existem academias, escolas e até mesmo projetos sociais que ensinam o Judô de forma gratuita.
Periodicidade da prática
Os praticantes, algumas vezes, se enganam em seus treinamentos, tanto praticando demais como de menos. A prática insuficiente é o problema mais comum. O real valor do Judô só aparece como resultado da prática regular. Para obter o máximo benefício físico, mental e espiritual do judô, deve-se praticar pelo menos 3 vezes na semana.
Vestimenta do judô
O conjunto do blusão, calça e faixa usadas na prática do judô é chamado de judogui. O blusão e a calça são brancos ou azuis e a faixa varia de cor conforme a graduação do usuário. Iniciantes, sem qualquer graduação, usam faixa branca. Quando atingirem a graduação de kiyu, usam faixas coloridas.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
Faixa Jiu Jitsu Keiko Tradicional Branca Ponta Preta
Faixa Jiu Jitsu Keiko Branca Ponta Preta. Compre Aqui a Sua 1º Faixa. Parcelamos em até 12x sem juros. Entrega Rápida em Todo Brasil. Veja as Condições!
-
Kimono Jiu Jitsu Atama Mundial 10 Azul Unissex
Revendedor Oficial Atama. Kimono Mundial 10 com Envio Imediato para todo o Brasil. Aproveite o Frete Grátis e Parcelamento em até 12x Sem Juros. Últimas Unidade.