Quais são as pontuações no Judô?
Para entender as principais pontuações do Judô o atleta tem que conhecer algumas regras e golpes que juntos resultam em uma pontuação, quando a técnica empregada e seu resultado é aplicada de maneira correta então o atleta de Judô, recebe determinada pontuação.
Existem tem tipos de pontuação no Judô: IPPON, WAZARI E YUKO.
Antes de se esclarecer cada um também é importante saber que uma luta tem a duração de cinco minutos cronometrados, havendo alguma interrupção por parte do árbitro, o relógio para e só volta a correr quando os judocas recebem autorização para reiniciar o combate.
Sendo assim o vencedor será aquele que no tempo corrido de 5 minutos acumular a maior pontuação e ou no caso em que o judoca consiga um IPPON, vencendo automaticamente a luta.
Pontuação no Judô
Durante a luta do Judô o objetivo é derrubar ou imobilizar o adversário.
O árbitro por sua vez está ali para confirmar a efetividade dos golpes e movimentos, onde ele classifica em três tipos de pontuação:
IPPON
O IPPON é a pontuação mais alta do Judô. O chamado IPPON perfeito é quando o atleta de Judô aplica em seu oponente o golpe com força, velocidade e controle e o adversário cai perfeitamente de costas no tatame e ou quando o atleta fica imobilizado por 20 segundos.
Com um IPPON a luta está encerrada independente do tempo de luta que ainda possa restar.
Três fatores determinam o IPPON;
- Imobilização do oponente por mais de 20 segundos;
- Ao ser imobilizado o adversário anuncia a desistência batendo a mão por duas 2x no tatame ou de forma verbal;
- Aplica a técnica de maneira correta onde o árbitro consegue enxergar o uso da força, velocidade e por último a queda do atleta de costas.
WAZARI
O WAZARI é a segunda pontuação do Judô. O Wazari ocorre quando alguns dos três elementos aplicados com o objetivo do Ipoon falha, o árbitro pode sinalizar um wazari por falta de velocidade, técnica ou mesmo a queda totalmente de costas do oponente e também quando ocorre uma imobilização entre 15 a 19 segundos. Dois wazari são equivalentes a um Ipoon.
Elementos observados pelo árbitro no wazari:
- Tempo de imobilização do adversário entre 15 a 19 segundos;
- Ao se derrubar o oponente o árbitro entende que não foi exercido de maneira correta algum elemento, podendo ser a técnica, velocidade ou controle por parte do atleta.
YUKO
Yuko é a menor pontuação em uma luta.
Yuko é a pontuação mais fraca, ocorre quando um atleta projetado pelo seu adversário cai de lado e ou quando o mesmo permanece imobilizado no tempo de 10 a 14 segundos.
O árbitro concede essa pontuação ao atleta que;
- Imobiliza seu oponente por mais de 10 segundos e menos de 15s;
- Ao derrubar o adversário faltaram ao atleta dois elementos que compõe o Ippon, força, velocidade e a queda de costas.
Vale ressaltar que também existe as punições que aplicadas ao atleta que não esteja respeitando as regras no momento, podem gerar os Shidos, que inicialmente um shido é apenas uma advertência, dois shidos garantem ao adversário um yuko, três um wazari, quatros shidos dão ao adversário um ippon, encerrando a luta.
Penalidades no Judô
Durante as lutas, podem ocorrer penalizações por infrações cometidas pelos atletas, que concedem ou não pontuações ao adversário. O árbitro por sua vez interpreta o tipo de penalidade podendo ser leve ou grave. O Shido é uma punição leve, mas após o atleta receber seu 4ª shido ele será automaticamente desclassificado da competição, ocorre então o Hansoku-Make. O hansoku-make é aplicado em caso de infrações graves e lutador expulso e seu adversário declarado vitorioso.
As penalidades são consideradas nas seguintes situações:
- Falta de combatividade;
O atleta não se esforça para realizar a pegada, ficando a todo momento se esquivando de seu oponente.
- Desarrumar o Kimono;
Desarranjar intencionalmente o próprio judogui, afrouxar a faixa ou calcas, sem autorização do arbitro, com a intenção de interromper a luta.
- Colocar os dedos dentro da manga das mangas do adversário.
- Colocar mãos e pés diretamente no rosto do seu oponente.
- Realizar alguma imobilização que utilize a cabeça ou pescoço do seu adversário.
Sobre a luta
O confronto, combate ou luta ocorre entre dois judocas. O objetivo da luta é levar o adversário ao chão e imobilizá-lo por 20s ou aplicar um ippon – quando o adversário cai de costas e ombros no chão. Para esse fim, são empregadas várias técnicas e golpes.
A luta dura 5min, na categoria masculino, e 4min na categoria feminino. Caso acabe em empate, há o golden score, no qual não há limite de tempo, e vence o judoca que pontuar primeiro ou aquele cujo oponente receber uma punição. As técnicas (wazas) empregadas são divididas em dois grandes grupos: as nage-waza (técnicas de projeção) e as katame-waza (técnicas de domínio no solo).
Esperamos que tenha gostado de mais esse conteúdo, para você atleta de judô ou não, mas que gosta de estar informado, a Meu Kimono tem tudo que você precisa para avançar na modalidade do Judô, disponibilizamos os melhores produtos para que você obtenha os melhores resultados no tatame, são Kimonos de marcas tradicionais, reconhecidas internacionalmente e que estão presentes nas maiores competições nacionais, são marcas como Shihan, Dragão, Adidas, Torah.
Assim também temos faixas de várias marcas que deixam seu Kimono completo. Tudo isso com um atendimento personalizado que só a Meu Kimono, possui.
Desejamos bons treinos!
Oss!
-
Faixa Jiu Jitsu Brazil Combat Tradicional Branca Ponta Preta
Aqui e Agora, Faixa top Brazil Combat em 3x Sem Juros no cartão ou muito desconto no boleto. Confira linha completa kimonos Brazil Combat. Compre Já!
-
Faixa Marrom Karatê Shiroi Bordada Especial
Melhor Faixa Karate agora em até 4x Sem Juros no Cartão ou Mais Desconto no Boleto. Confira linha completa Shiroi. Entre e Compre Já!
-
Faixa Azul Karatê Shiroi Bordada Especial
Faixa de Karatê Azul Especial Bordada ideal para quem busca uma faixa mais Rígida e Diferenciada. Enviamos para todo o Brasil. Aproveite!