Quais são as saudações do Judô?
São várias as saudações e termos ditos ao iniciar o treino e finaliza lo, não que seja uma regra ou exista uma sequência única para a sua execução, podendo variar de acordo com a região, cultura e formação dos senseis.
O momento das saudações requerem muita atenção e respeito por parte do Judoca.
Vamos as saudações iniciais;
Rei significar cumprimentar, saudar. Alguns dojos realizam a saudação ajoelhados (za rei). Outras realizam a saudação em pé (ritsurei)
Vejam as figuras;
No inicio o sensei solicita que todos se alinhem em ordem de graduação, depois inicia o procedimento de saudação;
Seiza posição de atenção, ajoelhado.
Kiotsuke!
Significa atenção, equivalente ao ‘’sentido!’’, utilizado pelos exércitos.
Shomen ni
Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen, equivalente ao ‘’direita volver’’, é o momento de virar para frente para a parte principal do dojo.
Esta parte principal do dojo é onde está o Shomen, a foto do Sensei Jigoro Kano a bandeira do Japão ou até mesmo outras homenagens aos mestres e fundadores do Judô. Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes dá as costas para os judocas, ficando de frente para Shomen para fazer a saudação.
Sensei ni
Significa ‘’virem se para o Sensei!.
Neste momento a saudação é feita para o sensei que conduzirá o treino ou ao mais graduado e aqueles que estiverem ao seu lado.
Rei
Repete se novamente o comando, agora para que todos cumprimentem o sensei. A partir daí pode iniciar os treinos, os alunos o cumprimentam e todos dizem: ‘’Onegai Shimasu’’
A partir daí dão se início aos treinos ou conforme cada sensei determinar, podendo ser aquecimento ou alongamento.
Término do treino
Ao término do treino o sensei solicita que todos voltem a posição inicial e logo é dado o comando;
Kiotsuke! Atenção!
Mokuso!
Significa ‘’meditem’’, ‘’contemplem’’. Os alunos ficam na posição que estão de olhos fechados sem abaixar a cabeça. Fazem seus agradecimentos de forma individual e silenciosa pelo momento de aprendizado pelo qual passaram.
Yame
É o comando para encerrar o mokuso.
Sensei ni
Neste comando os judocas devem se virar para os sensei que conduziu o treino.
Rei
Os participantes fazem o Za-Rei.
Shomen ni
Em ordem inversa ao Rei inicial, a última saudação é feita ao Shomen. O Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, volta(m)-se novamente para Shomen, ficando de costas para os judocas.
Rei
Os participantes fazem o Za-Rei.
Sobre a importância das saudações no Judô
O cumprimento não tem nenhum significado religioso. É simplesmente uma forma de demonstrar respeito e humildade. O cumprimento em japonês é “rei” e o padrão Kodokan de etiqueta para o Judô é que “O Judô começa com um cumprimento e termina com um cumprimento” (“re hajimari ni, rei ni owaru“). O rei personifica o segundo princípio de Kano Shihan – Jita Kyoei. Ou seja, o respeito e benefício mútuo, o respeito que cada judoca mostra ao outro. É respeito pelo seu parceiro de treinamento e respeito por qualquer adversário, não importa qual o nível de habilidade. Ele demonstra apreço e humildade de um judoca para outro judoca que está lhe permitindo ter alguém para praticar.
É um sinal de respeito que faz parte da etiqueta Judô permitindo a todos nós a praticar e melhorar nossas habilidades de forma segura e de ensinar e transmitir conhecimento de uma forma respeitosa.
Outras saudações do Judô
Onegai Shimasu
É um termo as vezes difícil de traduzir literalmente para o português. Uma tradução próxima seria algo como “Por favor, permita que eu treine e aprenda com você”. É um termo que é carregado de valores como respeito, humildade e honra. Quando isso é dito no dojo pelos alunos, em direção ao sensei principal, significa que o aluno está se colocando na condição de aprendiz, que está aberto para ver, ouvir e prestar atenção em cada detalhe do que é ensinado pois ele reconhece a autoridade e experiência de quem está ensinando, e ele sabe que precisa caminhar muito para chegar neste nível.
Arigatou Gozaimashita
O termo “arigatou” significa um “obrigado” informal. Mais formalmente, ele pode vir acompanhado de “gozaimasu” ou “gozaimashita”. O que muda é apenas o tempo verbal. “Gozaimasu” é presente e “gozaimashita” é passado. Portanto, “arigatou gozaimashita” significa algo como “muito obrigado pelo que foi feito”. Dentro do contexto do dojo, esse termo é, assim como “onegai shimasu”, um termo carregado de valores. Significa algo como “Sensei, muito obrigado pela oportunidade que me deu de ter treinado e aprendido com você. Sou muito grato por isso.”
Mokuso - Meditação
O Mokuso é um termo comum na vida do praticante do Judô. Porém, muitas vezes seu significado não fica claro, ou as vezes alguns podem achar que existe conotação religiosa nessa prática. Mas o Mokuso é algo muito mais simples, e fundamental não só para a prática da arte marcial como no cotidiano.
Normalmente, o mokuso é realizado no início e no final do treino. No início para poder prepara o praticante para entrar num treino pesado, mas com concentração e dedicação. E no final para poder absorver ao máximo o que foi praticado, pensar nas possibilidades de melhoria, pensar que é possível sempre buscar forçar um pouco mais os nossos limites, crescendo treino após treino. Pensar que é sempre bom estar presente no treino, mesmo se estivermos cansados ou estressados, porque no treino tudo isso fica para trás.
Esperamos que tenham gostado desse artigo!
Bons treinos!
-
Kimono Jiu Jitsu Yama Plus Preto Adulto Unissex
Aquele desejado kimono Top de Jiu agora em até 12x Sem Juros no Cartão ou Mais Desconto no Boleto. Frete Grátis Sul e Sudeste. Confira a Linha Completa Yama!!!
-
Kimono Karatê Torah Reforçado Adulto Unissex
Confira nossa linha completa de kimonos de karatê. Melhor preço do mercado e envio imediato para todo o Brasil. Parcele em até 12x Sem Juros. Aproveite.