Quais são os principais eventos de Jiu-Jitsu no Brasil?
Quem treina Jiu-Jitsu com foco em competir e se tornar um campeão, sabe que existem diversos torneios e competições regionais que servem para somar pontos ou melhorar o desempenho enfrentando atletas de outras academias.
Porém, alguns eventos são especiais e ganham grande destaque entre os lutadores. No Brasil, podemos destacar três competições como as mais importantes:
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu
Realizado desde 1994, é o mais tradicional do calendário do Jiu-Jitsu Brasileiro. Os melhores lutadores de cada estado se enfrentam na competição nacional para ver quem é o melhor do Brasil. Normalmente, o campeonato acontece nos finais de semana, para facilitar a presença de todos os competidores. Participam do Campeonato Brasileiro os competidores de todas as faixas etárias e graduações.
Campeonato Brasileiro de Equipes de Jiu-Jitsu
Depois da criação do Brasileiro individual, foi criado o campeonato de Equipes, em 1995. Por conta do envolvimento das torcidas das academias, esse evento ganhou grande repercussão rapidamente. Nesse modelo de competição, cada equipe participa com cinco atletas titulares e dois reservas. Cada técnico escolhe a ordem de 1 a 5 para seus lutadores, em segredo. Na hora do confronto, os lutadores de mesmo número se enfrentam. A equipe que vencer três, das cinco lutas, é considerada a campeã.
Campeonato Brasileiro de Estreantes
Como os dois outros campeonatos são voltados para atletas com mais experiência, ou que já tiveram vitórias em campeonatos regionais, um novo campeonato foi criado para os que ainda não tem nível suficiente para encarar essas competições. O Brasileiro de Estreantes é voltado para quem nunca disputou uma competição oficial de Jiu-Jitsu a nível nacional, ou para os que desejam testar seu desempenho contra competidores de outros estados. É uma espécie de categoria de base do Jiu-Jitsu, onde os futuros campeões começam a ganhar experiência.