Qual a idade certa para colocar meu filho no Jiu Jitsu?
A criança começa a desenvolver sua habilidade motora a partir dos 3 anos, isso é correr, brincar e se movimentar com mais agilidade. A faixa etária dos 3 aos 5 anos a criança pode sim iniciar seu treinos no Jiu Jitsu de uma forma lúdica.
A partir dos 5 anos ela passa a estar mais atenta ao senso de comando e iniciar um modalidade esportiva como o Jiu Jistu. Isso porque o entendimento de regras já passa estar mais claro na mente dos pequenos, é uma excelente oportunidade para inserir seu filho em uma atividade que desenvolva muitas habilidades que constroem a personalidade da criança.
O incentivo deve partir dos pais
A rotina das crianças ao longo dos anos vem mudando drasticamente com o advento da tecnologia, que consequentemente leva a criança desde pequena a estar apta a não realizar nenhuma atividade física devido a precoce inserção das atividades tecnológicas apresentadas a elas na forma de celulares, tablets e games.
A iniciação no Jiu Jitsu coincide com a fase escolar onde a criança, sai quase que exclusivamente do ambiente familiar e passa a compartilhar a rotina com outras crianças, que nada mais é que a socialização.
Neste momento é que os pais devem conduzir seus filhos a atividades que agreguem e valorizem o conteúdo escolar, que vai do pedagógico ao de se inserir na sociedade aprendendo valores que as artes marciais trazem consigo.
O Jiu Jitsu por sua vez ensina, assim como as outras artes marciais como o judô, lições como;
- Respeito a hierarquia
- Cuidado com o corpo e a mente
- Senso de organização e higiene (cuidado com o kimono e acessórios)
- Disciplina
- Companheirismo
- Habilidade para lidar com a derrota.
Esses pontos que estão presentes no dia a dia dos treinos nas academias e que são compartilhados desde o primeiro momento que os pequenos se dispõem a pratica da modalidade.
Tudo é visto com muito bons olhos, desde que a criança não passe a ser cobrada por resultados, desvinculando todo o sentido da filosofia. Assim como nos adultos as crianças devem se sentirem livres para escolher o que querem praticar ou buscar como inspiração seja dentro das artes marciais ou não.
A arte marcial hoje é uma forma interação social muito importante, que pode levar pais e filhos a estarem juntos nos treinamentos, aumentando o tempo juntos e criando vínculos tão importantes para esse idade.
A escolha dos kimonos e acessórios
Como já comentamos em outro artigo, não existe há necessidade de utilizar um kimono trançado nos pequenos, a não ser que ele já esteja treinando para competir.
Os Kimonos reforçados e também chamados de brim, atendem muito bem os praticantes mirins, pois esse tipo de kimono tende a ser mais leve e permite que a criança execute desde os alongamentos até o treino em si.
Quando seu filho já estiver disposto a levar os treinos com mais ênfase e buscar entrar em campeonatos, sugerimos sim que invista em um bom kimono trançado, que se adeque a estatura e peso do jovem atleta. É importante se preocupar com a escolha correto seja do 1º kimono ou para competição, isso para não frustrar o inicio do seu filho na modalidade.
Ótimas oportunidades
Hoje sabemos que a grande maioria das escolas oferecem em sua grade curricular aulas de diversas modalidades, como judô um das mais desenvolvidas nas escolas, o setor publico também tem feito sua parte na maioria dos casos em parceria com o setor publico-privado e ONG’s.
As crianças em projetos sociais são assistidas por professores que se dispõe seu tempo e toda habilidade adquirida ao longo dos anos, repassam seus ensinamentos aos pequenos, tornando as artes marcais uma das modalidades mais inclusivas no Brasil depois do futebol.
Os projetos estão espalhados por todo o Brasil, em escolas dos grandes centros urbanos, tendo uma base muito forte no judô, que pode ser o pontapé inicial para entrada no Jiu Jitsu, que é símbolo de dedicação familiar vide o exemplo dos Gracies, com vários atletas que são discípulos do já consagrado Helio Gracie e que tem grande parte de sua família dedicados ao Jiu Jitsu.
Quanto mais cedo se coloca seu filho ao estudo e pratica de ensinos que possam instruí lo a ser um pessoa melhor, tudo é válido, respeitando o tempo de cada criança, o que é muito importante, com certeza isso formará grandes atletas e pessoas saudáveis que sobre amam o que fazem.
Espero que esse artigo possa inspirar pais e filhos, e que o caminho da arte suave possam ser trilhados juntos.
Um abraço!
Oss!
-
Kimono Jiu Jitsu Naja Choke Branco
Kimono Naja Branco com o Melhor Preço do Mercado e Parcelamento em até 12x Sem Juros ou mais 5% de Desconto via Pix. Aproveite nossas Ofertas.
-
Kimono Jiu Jitsu Brazil Combat Competidor XTRA Lite Azul
Kimono XTRA Lite é o kimono mais leve do mercado. Ideal para atletas que buscam bater peso sem abrir mão da qualidade. Excelente Custo x Benefício. Aproveite
-
Kimono Jiu Jitsu KVRA BJJ New Era Azul Royal
Kimono de Jiu é Aqui. Compre Online Kimono KVRA com o Melhor Preço do Mercado. Envio Imediato Para Todo o Brasil. Compre Parcelado em Até 12x. Aproveite!