Como Amarrar a Faixa de Jiu Jitsu?
A faixa de Jiu Jitsu deve ser amarrada de tal maneira que a ponta com a tarja preta deve ficar sempre à esquerda do atleta e ao final forme um nó centralizado sobre o kimono na altura da cintura do atleta de Jiu Jitsu.
Via de regras as pontas restantes da faixa devem possuir entre 20 a 30 cm, sendo essencial a escolha correta do tamanho da faixa para que ela não sobre pontas e também não falte.
Passo a passo de como amarrar corretamente a faixa de Jiu Jitsu
1ª Passo
Segure a faixa de tal maneira que ele esteja dividida ao meio deixando a ponta com a ponteira sempre para o lado direito, desta maneira ao concluir o nó a mesma ficará no lado esquerdo;
2ª Passo
Centralize a faixa próximo a altura do umbigo, leve a duas pontas para trás envolvendo na cintura e consequentemente trazendo as pontas novamente pata frente, ajuste se necessário;
3ª Passo
Agora note que uma ponta ficará por cima e outra por baixo, a ponta que está por cima, abra um espaço e passe por baixo e deve sair por cima entre as voltas da faixa, ajuste o tamanho das pontas restantes para que fiquem na mesma medida;
4ª Passo
Agora a ponta que está por cima faz todo o trabalho, ela vem por cima da ponta de baixo, passa entre as pontas, pegue a ponta e aperte o nó.
Pronto a agora você já saber amarrar a sua faixa, com o tempo você aprenderá outras variações de como amarrar sua faixa e escolherá a que mais lhe agrada.
A história da faixa de Jiu Jitsu
O sistema de exame de faixas foi adotado com o principal objetivo de padronizar o grau de evolução dos lutadores, facilitar o ensino e otimizar as competições (por níveis de conhecimento).
Dessa forma, cada faixa que é conquistada pelo atleta mostra que ele deu mais um passo na busca pelo aprimoramento na arte e que ele foca em adquirir conhecimento constantemente.
Sendo assim, podemos dizer que essa evolução da faixa de Jiu Jitsu não é o “destino”, mas sim o caminho percorrido e a consequência do empenho dentro e fora do tatame ou seja, um reconhecimento.
Além disso, esse sistema também ajuda a entender a espécie de hierarquia no tatame e até mesmo mostrar a quem os alunos devem responder.
O processo para a troca de faixa de Jiu Jitsu
Basicamente, há duas formas de fazer a troca: por meio de um teste aplicado no tatame ou de acordo com a avaliação do mestre — que usa todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para observar e identificar o nível de habilidade dos alunos.
Exame de faixa
Periodicamente, o mestre organiza testes, com diversos tipos de exercícios, a fim de avaliar as habilidades dos alunos e se elas foram mesmo aprimoradas com o passar do tempo.
Se aprovado e estiver dentro do parâmetro do tempo de treino, o atleta recebe a nova faixa (um grau superior ao atual). Por outro lado, se houver reprovação, ele deve continuar treinando e se preparando melhor para o próximo exame.
O mais comum é que os alunos sejam avaliados diretamente pelo professor sem ter que passar pelo teste, que escolhe os que estão mais preparados para dar o próximo passo.
Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que os praticantes passem um período mínimo em cada nível, que é necessário para garantir as técnicas e os conhecimentos necessários.
As faixas de jiu-jítsu e o que cada uma delas representa
Há uma série de faixas no jiu-jítsu. A seguir, listamos e explicamos cada uma dela, por ordem de iniciação levando em consideração a graduação dos adultos.
Ela é utilizada por alunos que estão iniciando a prática e, portanto, ainda estão começando a adquirir conhecimento sobre a arte suave e as técnicas mais básicas é como uma representação do nascimento.
Os alunos que obtêm essa faixa estão em direção ao alto, sendo a cor que remete ao céu. Aquela semente que estava crescendo na fase anterior agora se tornou uma árvore que está crescendo. Ela demonstra uma busca ainda maior para aperfeiçoar as táticas do jiu.
Vale lembrar que os adultos já entram com a faixa azul (a cinza, amarela, laranja e verde são adotadas para crianças e adolescentes).
Nesse momento, os alunos passaram por muitas mudanças, já têm uma experiência maior na arte e mostram que estão mais preparados para avançar rumo à faixa preta.
Aqui, o aluno está muito próximo de colher os frutos de seu empenho. É a representação da maturidade e da preparação para alcançar o reconhecimento máximo pela dedicação ao longo do tempo.
Ela é o principal objetivo de qualquer aluno que inicia a prática na arte e pretende percorrer todo o caminho. Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes.
Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).
A importância de continuar aprimorando a prática
Como dito, as faixas do jiu-jítsu são uma consequência do empenho que o aluno dedica nos treinos. Então, o mais importante é pensar em aperfeiçoar as habilidades e se tornar um lutador cada vez mais técnico — como consequência, a mudança de faixa acaba vindo ao longo do tempo.
Esse aprimoramento é especialmente importante para aqueles que pretendem competir, visto que o praticante vai encarar diversos atletas que podem ter a tática ainda mais desenvolvida, mesmo estando no mesmo nível técnico.
Como você pôde ver, as faixas de Jiu Jitsu representam a evolução de um aluno ao longo do tempo. Quanto mais houver dedicação, mais rápido o reconhecimento virá (dentro do período estabelecido para que as avaliações sejam realizadas, é claro). Portanto, mantenha o foco em se tornar um atleta cada vez melhor e com mais habilidade.
-
Faixa de Jiu Jitsu Roxa Ponta Vermelha - Meu Kimono
Quer Comprar Faixa de Jiu? No Meu Kimono Você Encontra Faixas das Melhores Marcas. Enviamos Para Todo o Brasil. Entrega Rápida e Segura. Compre Já.