O que é Kata no Karatê?

Fisicamente o Kata são combinações de ataques e defesa previamente estabelecidos, com deslocamentos em várias direções e ângulos conforme cada kata, e tem por objetivo de desenvolver coordenação motora, estética postural e agilidade.
O carateca deve realizar o kata como se fosse uma luta imaginária, onde seus adversários situam se em várias direções e posições diferentes, sendo que nos seus movimentos o atleta deverá demonstrar coragem e confiança, como se seus adversários fossem realmente reais e estivessem em um combate árduo.
Kata, significa forma, e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, no Karatê descreve se como simulação de combate detalhada de movimentos, que pode ser realizada de forma individual ou em equipe. Ao executa-lo o praticante deve passar por uma prática de técnicas de movimentos os Kihons.
Kihon
Os fundamentos técnicos do karate são passados aos alunos através dos treinamentos de kihon, porém, no início, tais princípios eram repassados por intermédio dos kata. É no kihon que o praticante irá desenvolver todo o seu potencial para a arte marcial, bem como preparar o seu corpo para as agruras que virão com o passar dos anos de treino.
É também no kihon que o praticante desenvolve o espírito de karateca, pois este é o momento onde os princípios do dojo kun são postos à prova real e o corpo irá padecer caso o espírito seja fraco ou o desejo de ser karateca não seja verdadeiro. O caminho do karate é vislumbrado pela primeira vez durante os exercícios de kihon e o sentimento de dever cumprido se manifesta com maior intensidade, mesmo quando o corpo está exausto quase sem forças para andar.
Qual o objetivo do Kata?
O principal objetivo do Kata é auxiliar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias em uma luta real. Além do mais o kata faz com que a pessoa tenha domínio na luta, ou seja, ela controla o espaço entre si e seu adversário.
Os Katas quando foram criados tiveram como modelo principal os movimentos que certos mestres tiveram que usar em situações reais de perigo contra dois ou mais adversários.
Espiritualmente esses treinamentos objetivam em 1ª lugar a cortesia, representada pela atitude do carateca, que deverá sempre começar e terminar com um comprimento, mesmo estando sozinho. Este comportamento expressa um sentimento de respeito consigo próprio para com o ato que esteja a realizar, para com a roupa que esteja vestindo, e para com o local que esteja treinando.
O Kime na execução do Kata, materializa aspectos da própria personalidade do carateca.
Kime: foco de potência; arremate; finalização; união de energia física e mental no momento do contato.
Quantos Katas existem no Karatê?
Visto a quantidade de estilos e ramificações que existem no Karatê desde sua origem, não é de se espantar que existam muitos katas. É importante esclarecer que atualmente é impossível saber precisamente quantos katas já foram criados pelo homem, alguns katas foram perdidos, não se sabe quem o fez e como eles eram, só sabemos que estes katas existiram por causa dos relatos. E um segundo movimento é as formas modernas de kata, considera se como kata apenas as formas antigas, no entanto há ainda aqueles que foram criados em tempos recentes, como resultado de estudo de alguns mestres, são chamados de Gendai no Kata.
Falando de números no Karatê existiram em média mais de 100 formas diferentes de katas, um detalhe importante é que existem katas que possuem o mesmo nome em estilos diferentes, mas as formas não guardam correspondência uma com a outra, nem na história, nem nas técnicas.
A importância de se treinar Kata
Os Katas são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência, um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.
Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.
Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1ª uso correto da força; 2ª velocidade do movimento, lento ou rápido; 3ª . A expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.
Desejamos bons treinos!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
-
Kimono Jiu Jitsu Brazil Combat XTRA-LITE Infantil Azul
Compre Kimono de Jiu Jitsu Infantil Aqui. Visite o Site e Confira as Melhores Ofertas Para Atletas Mirins. Tudo em Até 12x Sem Juros. Aproveite!
-
Kimono Judo Yama Reforçado Branco Infantil
Kimono Judo Reforçado Branco em até 12x Sem Juros no Cartão ou Desconto via Boleto. Frete Grátis Sul/ Sudeste. Confira Linha Completa Yama. Aproveite nossas Ofertas!
-
-
Kimono Torah Kids Combate Branco Infantil Com Faixa
O Melhor Kimono Jiu Jitsu Infantil agora em até 12x Sem Juros no Cartão ou Mais Desconto no Boleto. Confira Já alinha completa Torah!!